Cultura

Ópera Tahiti! encerra digressão em Lagos

“Qualquer grande obra de arte… revive e readapta o tempo e o espaço, e o seu sucesso reside na medida em que nos torna habitantes desse mundo — na medida em que nos convida a entrar e a respirar o seu ar estranho e especial.” Leonard Bernstein

Tahiti! é um programa duplo que junta Trouble in Tahiti (1952), de Leonard Bernstein, e Pacific Pleasures (2016-17), de Alannah Marie Halay, numa produção que combina ópera, teatro físico e marionetas. A última sessão da digressão nacional realiza-se a 9 de outubro, às 19h no Centro Cultural de Lagos. Com o apoio da Direção-Geral das Artes, Tahiti! é uma produção cénica original dirigida pelo algarvio Jorge Balça que através de múltiplas linguagens dramáticas examina questões universais. Em inglês e legendas em português, esta ópera permite cativar também a comunidade anglófona residente na região, mantendo a acessibilidade através do libreto em português. Com formato de double bill, estabelece um diálogo entre uma obra do repertório do século XX e uma criação contemporânea, numa produção da Fadas e Elfos – Associação Cultural.  

“Tahiti! conta uma história de amor e de pós-amor. Porque o amor é lindo, e depois a vida acontece.” — Jorge Balça, encenador e cenógrafo 

A encenação de Jorge Balça articula música, teatro físico e teatro de marionetas, integrando referências visuais à obra da artista portuguesa Paula Rego. Com duração de 95 minutos, a ópera conta com a participação da Orquestra do Algarve e de seis intérpretes em palco. 

Trouble in Tahiti acompanha Sam e Dinah, um casal suburbano norte-americano cuja relação é marcada pela distância entre as expectativas de uma vida familiar estável e a realidade quotidiana. Pacific Pleasures é a prequela que explora o contexto que antecede a história da obra de Bernstein. 

Depois das apresentações no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, e no Cineteatro Louletano, em Loulé, a sessão de Lagos encerra o percurso algarvio da produção numa itinerância que procura aproximar a criação operática de diferentes territórios e públicos, a partir de uma circulação da ópera fora dos circuitos habitualmente associados ao género. O Centro Cultural de Lagos é um espaço multidisciplinar dedicado à produção e apresentação de atividades culturais, vocacionado para as artes performativas e das artes visuais.  

Tahiti! 
9 de outubro de 2026, 19h, Centro Cultural de Lagos 
Ópera em inglês, com legendas em português 
Duração aproximada: 95 minutos 
Classificação etária: M|16 
Capacidade: 275 lugares 

Bilhetes: 12€/pessoa 
Comprar Online: https://municipiodelagos.bol.pt/Comprar/Bilhetes/185395-tahiti-centro_cultural_lagos/