Cultura

Confraria da Sardinha de Portimão, promete casa cheia e convida a cidade para assistir ao seu IV Capítulo  

A Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão realiza no próximo sábado, 26 de setembro, o seu IV Capítulo, numa cerimónia que promete casa cheia e que ficará marcada pela entronização de quatro novos confrades e de um Confrade de Honra. 

A Confraria tem vindo a crescer nos últimos anos, tanto em número de confrades como de adeptos e seguidores das suas iniciativas, e este ano não será diferente. São esperadas mais de 100 pessoas para acompanhar a cerimónia de entronização, que decorrerá entre as 17h00 e as 18h30. A entrada é livre e qualquer pessoa pode assistir. 

Entre os participantes estarão também mais de 12 confrarias de todo o pais, e se juntam à Confraria da Sardinha de Portimão para assinalar este IV Capítulo. 

A forte adesão obrigou mesmo a uma alteração do espaço habitualmente utilizado. Nos capítulos anteriores, a cerimónia decorreu na Casa do Descabeço, no Museu de Portimão. Este ano, perante o número de participantes previsto, o IV Capítulo terá lugar no Auditório do Museu de Portimão, com maior capacidade para receber todos os participantes.

Joaquim Manuel será Confrade de Honra 

Um dos momentos de maior significado do IV Capítulo será a entronização de Joaquim Manuel como Confrade de Honra. 

Verdadeiro mestre da pesca e um dos nomes mais reconhecidos da atividade piscatória de Portimão, Joaquim Manuel representa uma vida ligada ao mar, à pesca e à memória de uma atividade que marcou profundamente a história e a identidade da cidade. 

O seu percurso está particularmente associado à Arrifana, nome de uma traineira de Portimão a cujo leme Joaquim Manuel passou uma parte importante da sua vida profissional. 

A Confraria atribui pontualmente a distinção de Confrade de Honra a personalidades cujo percurso e contributo assumem particular relevância para o setor das pescas, para a preservação das tradições ligadas à sardinha e ao mar ou para a cultura e identidade da cidade de Portimão. 

Na última entronização, esta distinção foi atribuída a António Feu, ainda em vida. Este ano, a homenagem recai sobre Joaquim Manuel, reconhecendo o seu percurso e, através dele, o conhecimento e a experiência de uma geração de mestres e pescadores que constitui uma parte importante do património de Portimão. 

Além do novo Confrade de Honra, serão entronizados quatro novos confrades, que passarão a integrar a Confraria e a assumir o compromisso de defesa e promoção da sardinha, do mar, da pesca e de Portimão. 

Depois da cerimónia, o IV Capítulo prossegue com o tradicional jantar, para o qual são igualmente esperadas cerca de 100 pessoas. E a primeira Entrega dos primeiros prémios “Portimão, Terra da Sardinha”. Este prémio foi Criado após o lançamento do livro com o mesmo nome pela Confraria Gastronómica da Sardinha de Portimão e foi criado com o objetivo de promover, incentivar e distinguir as melhores entidades, práticas, projetos e pessoas que se destacaram ao longo dos anos e cujos projetos/iniciativas tenham contribuído para o levantamento, defesa, promoção e divulgação do património cultural, ambiental, histórico e gastronómico da Sardinha em Portimão, podendo abranger também a região do Algarve.