Cultura

EVITA  chega ao Teatro das Figuras para três noites inesquecíveis  

Depois de conquistar o público no Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, e no Porto, no Coliseu Ageas, EVITA, uma das obras mais emblemáticas de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, sobe ao palco do  Teatro das Figuras, Faro, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, às 21:30.  

Sofia Escobar Diogo Morgado partilham o entusiasmo e aguardam três noites mágicas de Cultura a Sul do País.  “É sempre um enorme prazer apresentar o Evita ao público, e fazê-lo no Algarve tem um significado muito especial. Estou muito entusiasmado por levar este espetáculo a esta região e por poder partilhar esta história com os espetadores que vivem e visitam o Algarve. Espero que sejam noites memoráveis para todos”, refere Diogo Morgado, que dá vida a Che, a consciência crítica e narrador da história.  

Sofia Escobar, que interpreta a carismática Eva Perón, não esconde igualmente o entusiasmo: “Depois de tantas emoções vividas em palco, poder partilhar esta história com novos públicos é um privilégio que nunca tomo por garantido. Tenho um carinho enorme pelo Algarve e estou muito entusiasmada por regressar a esta região com um espetáculo que significa tanto para mim. Espero que sejam noites de grande emoção, encontro e celebração do teatro.”  

Sinopse 

O musical Evita, é uma das obras mais célebres de Andrew Lloyd Webber (música) e Tim Rice (letra). O musical narra, em formato de ópera-rock, a ascensão e queda de Eva Perón, a carismática e controversa Primeira Dama da Argentina. 

Passado nas décadas de 1930 e 1940, o musical acompanha a trajetória de Eva Duarte, uma jovem ambiciosa que sai do interior em busca de fama e fortuna em Buenos Aires. Determinada a vencer, Evita envolve-se com figuras influentes até conhecer Juan Perón, um oficial militar e político em ascensão. Casando-se com ele, Eva torna-se numa das figuras mais adoradas pelo povo, símbolo de esperança e progresso social — mas também odiada por muitos, alvo de críticas e acusada de manipulação política e sede de poder. 

A história é narrada por Che, revolucionário cético e uma espécie de consciência crítica, que observa e questiona as ações de Eva ao longo da sua vida. O musical culmina com a doença e morte prematura de Eva, aos 33 anos, quando a sua imagem já se havia tornado mítica. A obra estreou originalmente no Prince Edward Theatre, em Londres, a 21 de junho de 1978, com Elaine Paige no papel de Eva Perón, conquistando grande aclamação da crítica e do público, tendo recebido o Laurence Olivier Award pela sua interpretação . Um ano depois, a produção chegou à Broadway, no Broadway Theatre, a 25 de setembro de 1979, protagonizada por Patti LuPone, que viria a receber o Tony Award pela sua interpretação. Desde então, o papel de Evita foi desempenhado por várias atrizes de renome, incluindo Madonna, que o imortalizou na adaptação cinematográfica de 1996, e Elena Roger, estrela da reposição londrina de 2006 e da produção da Broadway em 2012. 

Ficha Artística 

Encenação: Paulo Sousa Costa 

Direção Musical: Carolina Puntel 

Coreografia: Mariana Luís e Pedro Borralho 

Cenografia: Fred Klaus 

Figurinos: Sofia Lima e Tony Miranda 

Com Sofia Escobar, Diogo Morgado, Diogo de Carvalho e Ricardo Soler