Ambiente

EMARP ativa sinalética de sensibilização ambiental na Quinta da Rocha e disponibiliza ecopontos para a deposição seletiva de resíduos 

A EMARP, em parceria com o Município de Portimão e a Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, implementou um novo projeto de sensibilização ambiental na zona da Espargueira, na Quinta da Rocha, integrado na campanha “A melhor pegada não deixa marca”.

A iniciativa resulta do trabalho desenvolvido no terreno, que permitiu identificar a necessidade de criar melhores condições para a correta gestão dos resíduos neste espaço natural e reforçar a sensibilização ambiental dos seus visitantes.

Ao longo do percurso, a nova sinalética apresenta informação que convida à reflexão sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos nos ecossistemas naturais, promovendo uma utilização mais consciente e responsável deste espaço de elevado valor ambiental.

O percurso culmina numa área de descanso equipada com um banco informativo e ecopontos destinados à deposição seletiva de resíduos, proporcionando melhores condições para que os visitantes possam usufruir da Quinta da Rocha de forma responsável.

Toda a intervenção foi concebida de modo a respeitar a envolvente natural, privilegiando soluções de elevada durabilidade e reduzido impacto visual, através da utilização de materiais em plástico compósito.

Com esta iniciativa, as entidades parceiras pretendem incentivar a adoção de boas práticas ambientais e reforçar a preservação de um dos espaços naturais mais emblemáticos do concelho, apelando à responsabilidade de todos para que a melhor pegada continue a ser aquela que não deixa marca.