Atualidade

Silves informa a população sobre a vespa velutina (asiática)

Foi recentemente confirmada a presença da vespa asiática (vespa velutina) na região do Algarve, com maior incidência no Barlavento.

No concelho de Silves foram identificados e destruídos dois ninhos primários, na freguesia de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines. Face à confirmação de casos no concelho de Silves, o Município incrementou a rede de armadilhas em locais suscetíveis à sua ocorrência, para efeitos de deteção e monitorização.

A vespa velutina, originária do sudeste asiático, é uma espécie invasora e predadora da abelha europeia. Esta espécie, de dimensões consideráveis, é semelhante à espécie crabro existente na região e no concelho. Com uma dimensão aproximada de 3 cm, a vespa velutina apresenta abdómem escuro, com uma fina faixa amarela e uma banda larga alaranjada no final, cabeça preta com face amarela/alaranjada e patas amarelas. 

Nesta altura do ano, podem surgir ninhos primários, geralmente de pequena dimensão, com forma esférica, similar a uma bola de ténis, localizados, principalmente, em estruturas e locais abrigados (beirais, anexos, armazéns e arbustos).

O avistamento suspeito de vespas asiáticas ou ninhos deverá ser reportado, através do portal https://stopvespa.icnf.pt/ ou, em alternativa, junto do Serviço de Proteção Civil e Florestas do Município de Silves (SPCF).

De referir que o Município de Silves dispõe de equipas de sapadores florestais, capacitadas para validação, monitorização e intervenção no terreno.

Em caso de avistamento, não se aproxime nem tente remover o ninho, contacte os serviços municipais de Proteção Civil.