Desporto

III Circuito de xadrez Ibn Ammar 2026

Depois de termos sido forçados a adiar o início do Circuito devido às condições meteorológicas, o 1º torneio vai realizar-se dia 28 de Março e as inscrições estão abertas, para os seis torneios, em 28 de Março, 18 de Abril, 13 de Junho, 4 e 25 de Julho e 26 de Setembro.

REGULAMENTO DO CIRCUITO DE XADREZ IBN AMMAR 2026

1. Organização, Direção da prova e Arbitragem: O Circuito é organizado pelo Núcleo de Xadrez de Lagoa, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da ACXA – Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve. A Direção e a Arbitragem estão a cargo do clube organizador.

2. Destinatários e Homologação de resultados: O Circuito é dirigido a jogadores federados. Os resultados serão homologados para efeito de ranking internacional. 

3. Data e Local da provas: O Circuito realiza-se nos dias 28 Março, 18 de Abril, 13 Junho, 4 Julho, 25 de Julho e 27 Setembro 2026 no Pavilhão Desportivo da EB2. Jacinto Correia em Lagoa. 

4. Sistema, Ritmo de jogo, Número de jornadas e Horário: Os Torneios jogam-se em sistema suiço, no ritmo de 10 minutos por jogador com 5 segundos de incremento por lance, sendo composto por sete jornadas: 1º jornada – 14h30; 2º – 15h00m; 3º – 15h30; 4º – 16h00m; 

5º – 16h30; 6º – 17h00m; 7º – 17h30. Entrega de Prémios – 18h00. 5. Inscrições, procedimento, período e taxa: As inscrições, limitadas a 60 participantes, devem ser enviadas para nxlagoa@gmail.comaté 48 horas antes do início de cada torneio; Os jogadores inscritos serão divulgados em Chess-Results Server Chess-results.com – FED-Selection POR A taxa de inscrição é de 3,00€ euros por torneio. Os xadrezistas do clube organizador estão isentos. 

6. Emparceiramentos, Pontuação, Reclamações, Classificação final e Critérios de desempate: Os emparceiramentos são realizados informaticamente. Em cada jornada, será atribuído um ponto em caso de vitória, meio em caso de empate e zero em caso de derrota. Erros relativos à introdução de resultados devem ser reclamados antes do início da jornada seguinte. Se dois ou mais jogadores terminarem o Torneio com o mesmo número de pontos, a respetiva classificação final será determinada por aplicação sucessiva dos critérios previstos no art. 31.º/2 do RCFPX: 1º [11] resultado entre os jogadores empatados; 2º [84] Buchholz (2023) (0,0,0,-,-); 3º [52] sonneborn-berger; 4º [68] maior número de vitórias; 5º [53] maior número de jogos com pretas: 6º sorteio. 

7. Prémios: São atribuídos, pela Câmara Municipal de Lagoa, Diplomas aos três primeiros classificados de cada Torneio do Circuito e da classificação global do Circuito. Serão também entregues diplomas a todos os participantes. Estas disposições poderão ser alteradas até ao final do Circuito. A classificação global é obtida pela soma dos 4 melhores resultados nos 6 torneios, atribuindo 1 ponto ao 1º lugar, 2 ao 2º e assim sucessivamente. O vencedor do Circuito será o atleta com menos pontos, um mínimo de 4 participações e participação no último torneio. Não será permitida a posse de equipamentos eletrónicos na sala de torneio. Os participantes autorizam a organização a realizar recolha e divulgação de imagens do evento para uso em meios de comunicação na promoção, divulgação e notícias sobre o evento. Os dados pessoais recolhidos destinam-se apenas à organização do evento e para informação aos inscritos sobre o mesmo. Casos omissos serão resolvidos pela organização. Se por algum motivo (ruído ou outro) alheio à vontade dos organizadores, os participantes se sentirem constrangidos, não terão direito a qualquer reclamação. A inscrição no evento representa a total aceitação deste regulamento.