Cultura

Portimão, Faro e Lagoa recebem o Festival de Órgão este fim de semana

Sexta-feira, 31 de outubro, tem lugar o início da 18.ª edição do Festival, com o organista Afonso Torres, que oferece uma Masterclasse de baixo contínuo na Igreja Matriz de Portimão, dirigido a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados. Uma oportunidade para todos os curiosos em geral! Esta atividade é organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão e os participantes/ouvintes poderão inscrever-se para 282 426 290 / 966 642 279, geral@amportimao.pt

O aguardado concerto de abertura do XVIII Festival Internacional de Órgão do Algarve 2025, na Igreja Matriz de Portimão, tem lugar nessa mesma noite. O órgão histórico de 1886 de Henry Fincham e os seus registos sonoros, pelas mãos do organista Afonso Torres, juntam-se ao timbre do trompete pelo sopro de Joana Fernandes. 

Rumando a Faro, sábado à noite 1 de novembro, Afonso Torres apresenta-se na Sé de Faro, partilhando o concerto com o Coral Ossónoba dirigido por Nuno Sequeira Rodrigues. Após um primeiro momento de programa a solo, seguem-se as vozes solistas de Patrícia Modesto, Rita Coelho, Bruno Almeida e Francisco Brazão, bem como a participação coral na interpretação da conhecida Missa da Coroação, de Mozart.

Para fechar o fim-de semana, o Festival segue para Lagoa no domingo à tarde 2 de novembro, dando a conhecer um órgão napolitano construído cerca do ano 1783/7. Afonso Torres apresenta-se na Igreja Matriz de Lagoa, com Carla Pontes, num programa repleto de obras de referência.

Os concertos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

31 OUT | Igreja Matriz de Portimão | 10h – Masterclasse de baixo contínuo com Afonso Torres

31 OUT | Igreja Matriz de Portimão | 21h – Afonso Torres e Joana Fernandes (trompete)

01 NOV | Igreja da Sé (Faro) | 21h – Afonso Torres e Coral Ossónoba

02 NOV | Igreja Matriz de Lagoa | 18h – Afonso Torres e Carla Pontes (soprano)

Afonso Torres estudou órgão com Paulo Alvim no Conservatório do Porto. Aos 18 anos, mudou-se para a Alemanha para estudar com Wolfgang Zerer na Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo. Conquistou o 2.º prémio no Concurso Internacional Gottfried-Silbermann, abrindo-lhe portas para festivais de relevo. Em 2022, mudou-se para Toulouse, para estudar com Yoann Tardivel e Michel Bouvard. Em 2023, ingressou no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, na classe de Olivier Latry e Thomas Ospital.

Joana Fernandes concluiu o 8º grau no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, com João Mogo. Prosseguiu os estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde se licenciou em Instrumentista de Orquestra, com Sérgio Charrinho e Rui Mirra. Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Évora. É professora de trompete no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. Participou em diversos estágios de orquestra e masterclasses com trompetistas de renome nacional e internacional.

Grupo Coral Ossónoba foi fundado em 1980 e, desde essa data, realizou e organizou mais de 450 concertos. Tem-se apresentado em grande parte das localidades algarvias e restante país, tendo internacionalmente participado em concertos em França, Holanda, Espanha, Marrocos e Brasil. Participou em programas da RTP e RTPI. Conta com cerca de 60 coralistas e é dirigido desde 2014 pelo maestro Nuno Sequeira Rodrigues.

Nuno Sequeira Rodrigues fez os estudos graduados e pós-graduados, em Música e Composição, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. Paralelamente, percorreu um percurso formativo variado, na área da Literatura, do Teatro, da Dança Contemporânea, da Pedagogia e da Musicoterapia. Em 2014 assume a direção artística do Grupo Coral Ossónoba, ampliando o trabalho de harmonização e composição nesta área.

Carla Pontes licenciou-se em ensino artístico, exercendo a atividade docente de 1999 a 2015. Em 2003 ingressou na Academia de Música de Lagos, como aluna da professora Birgit Wegemann. Frequentou diversos workshops, cursos, aulas e masterclasses. É pós-graduada em ArteTerapia e formou-se como Coach Vocal em Modern Vocal Training e Vocal Health First Aider. Dá aulas e sessões particulares de técnica, exploração e libertação vocal, bem como workshops de voz como veículo de autoconhecimento. Criou diversos projetos, no âmbito da música clássica/crossover, como o projeto OperaRocks.  Em 2022 lançou o seu 1º álbum de música original, intitulado “O mar em mim”.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2025 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM. Conta com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, Santa Casa da Misericórdia de Tavira e Ordem do Carmo de Tavira.