O Circuito Ibn-Ammar tem como objetivo principal dinamizar o xadrez federado no Concelho de Lagoa e no Algarve, criando oportunidades de participação ativa em torneios a contar para o Ranking Internacional, com a possibilidade de defrontar os melhores jogadores a nível regional e nacional.
O Circuito de Xadrez Ibn-Ammar envolveu, em 2024, 127 atletas de 11 clubes, 7 da Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve, a AXAL – Academia de Xadrez do Algarve, a ADC Faro, a Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes – Lagos, o CX Portimão, o Clube de Xadrez da SIRM – Messines, as Torres de Loulé e o Núcleo de Xadrez de Lagoa, mas também, da Associação de Xadrez de Lisboa, a Academia de Xadrez de Portugal; da Associação de Xadrez de Viseu/Beiras, o Desportivo de Castelo Branco; da Associação de Xadrez do Porto, o Lousada Voleibol Clube; e, da Associação de Xadrez de Bragança, o Clube Amador de Mirandela.
Participaram atletas de 16 nacionalidades e os seis torneios tiveram uma participação média de 38 atletas, sendo 44 por cento abaixo dos 18 anos de idade. O facto do circuito estar pensado para a competição federada (oficial) possibilitou ao Núcleo de Xadrez de Lagoa atingir os 52 federados na época 2023/2024 e 30 atletas ficaram registados na FIDE.
O Circuito é organizado pelo Núcleo de Xadrez de Lagoa, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da ACXA – Associação dos Clubes de Xadrez do Algarve. A próxima prova disputa-se, a 16 de março, no Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, em Lagoa, a partir das 14h30. As inscrições, limitadas a 60 participantes, devem ser enviadas para nxlagoa@gmail.com até 48 horas antes do início de cada torneio.
-
Francisco Rocha eliminado do The Campus Quinta do Lago Open em jornada marcada pela chuva
- Acção e animação em Portimão Autódromo Internacional do Algarve recebe segunda ronda do mundial SBK