A Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão realizou, no dia 8 de fevereiro, a 1.ª Gala do Caldeirão em São Brás de Alportel, onde reuniu mais de uma centena de pessoas. Durante a tarde realizou-se a cerimónia oficial no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, onde inicialmente foram entronizados 4 novos Confrades Efetivos e 1 novo Confrade de Honra, tendo sido o evento abrilhantado com a atuação do grupo Sambrasense de música tradicional portuguesa «Os Carolas».
O momento máximo da cerimónia foi a atribuição de 20 Selos de Qualidade 2025 da Confraria que distinguem todos os produtores, artesãos, estabelecimentos, espaços museológicos, eventos e espaços culturais e naturais da Serra do Caldeirão, que contribuem para a defesa e promoção das tradições culturais, históricas e gastronómicas deste território. Este ano, os Selos de Qualidade foram atribuídos a:
Estabelecimento Recomendado: Restaurante O Fortes; Casa da Barreira; Mercearia Belchior; Catarina Guerreiro; Portal dos Queijos; Casa do Artesão – A.S.TA.
Doçaria Recomendada: Maria Teresa Neves; Ti Marquinhas; Mónica Guerra Mendonça.
Produtor Recomendado: Pecoliva; Bees In Tube; Campina dos Galegos.
Artesão Recomendado: António Luz; Terracota do Algarve.
Evento Recomendado: Festa das Tochas Floridas.
Espaço Museológico Recomendado: Casa da Serra; Museu do Traje.
Património Natural e Cultural Recomendado: Azinheira Centenária
PRÉMIOS INOVAÇÃO
Produtor Recomendado: Grand Carob.
Artesão Recomendado: Palmas Douradas.
A Confraria irá criar uma rota cultural e gastronómica totalmente dedicada à Serra do Caldeirão e contribuir assim para a promoção e dinamização do interior algarvio, dando foco a todos os agentes económicos tradicionais e gastronómicos detentores dos Selos de Qualidade atribuídos, dando a oportunidade de oferecer uma experiência única a quem visita este território. “Tem que se distinguir e diferenciar tudo e todos os que representam a genuinidade da nossa Serra do Caldeirão. Temos a obrigação de promover quem trabalha na promoção da verdadeira cultura tradicional e gastronómica do interior algarvio. Pretendemos com esta iniciativa demonstrar que vale a pena investir no interior da região e manter o legado deixado pelos nossos antepassados”, frisou o Grão-Mestre Gonçalo Mesquita. “O Algarve segue uma tendência nacional da descoberta de um país interior procurado cada vez mais por quem nos visita. Não nos cingimos somente ao sol, praia e golf. Estamos num dos epicentros da Dieta Mediterrânica que, aliando à hospitalidade, à nossa geografia ímpar e única e, essencialmente, à riqueza diversificada da nossa gastronomia, faz com que estejamos num dos locais mais versáteis e procurados do turismo mundial”, reforçou.
O dia terminou com um jantar serrano que reuniu cerca de 60 confrades de toda a região, onde não faltaram iguarias deliciosas tais como jantar de grão, feijoada de javali, papas de milho com toucinho e doçaria regional, regados com vinho algarvio e aguardente de medronho. Em 2026 será realizada a 2.ª edição da Gala do Caldeirão, onde serão entregues novos Selos de Qualidade da Confraria.