A 2ª edição do Enóphilo Wine Fest Vilamoura, contará com nova participação especial de 16 produtores de vinho da região, apoiados pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA). Praticamente duplicando a sua participação, face ao ano passado, para Sara Silva, presidente da direcção da CVA “é muito importante que eventos como o Enóphilo Wine Fest decidam investir na região e nos Vinhos do Algarve. Para os nossos produtores é fundamental contar com estas feiras para divulgar os seus vinhos junto de um público alargado.”
A responsável indica ainda que no Algarve existem vinhos de “excelente qualidade”, e que o evento será mais uma oportunidade para dar a conhecer ao público geral e profissional o que são os vinhos da região.
No Algarve, o sector do vinho está em crescimento, contando actualmente com 60 produtores, dos quais 40% são estrangeiros, que fazem vinhos certificados e alcançaram, em 2024, um volume total de cerca de 2 milhões de litros. Isto demonstra não só o dinamismo da região, mas também o potencial do Algarve, enquanto montra para os vinhos nacionais no mercado estrangeiro, de acordo com a presidente da CVA.
Entre os produtores presentes, iremos contar com 42 marcas de vinhos, que o público em geral poderá provar. São eles Quinta do Val Moreira, Quinta do Paral, Joaquim Arnaud, Mont’Alegre, Quinta dos Abibes, Titan of Wines, Rosa da Mata, Quinta da Ramalhosa, Casal das Aires, Somnium, Vinilourenço, Quinta da Rabiana, Vinhos Desviso, Duplo PR, Regateiro, Ervideira, Primado, Quinta de Paços, Hugo Mendes, XXVI Talhas, Carlos Raposo, Villa Oeiras, Infinitude, Quinta do Tamariz, Ode winery e Aleixo Wines. Especificamente da região do Algarve, marcarão presença os produtores Sul Composto, Quinta do Canhoto, Adega do Cantor, Dito Cujo, Arvad, Quinta dos Sentidos, Quinta dos Santos, Quinta do Rogel, Quinta da Penina, Adega Sampaio Schleiss, Casa Santos Lima, Cabrita Wines, Vinhas de Nexe, Agrolares, Túlio Costa e Quinta dos Vales.
Estes 42 produtores levam com eles, mais de 300 vinhos, que representam o que de melhor se faz de norte a sul de Portugal. O evento irá decorrer no centro de congressos do Hotel D. Pedro Vilamoura, no dia 8 de Março, das 15h às 20h.