Cultura

Exposição “OceanArt: Science to Art” une artistas e cientistas para proteger o Oceano

A exposição “OceanArt: Science to Art”, que conta com o apoio das Nações Unidas, Década do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), será inaugurada no próximo dia 6 de dezembro, às 18h00, na Biblioteca António Rosa Mendes, Campus de Gambelas. A curadoria está a cargo de Teresa Cerveira Borges, investigadora do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) da UAlg.

Segundo a curadora, “as artes e as ciências são frequentemente vistas como opostas, porém, o artista e o cientista não são assim tão diferentes, talvez na maneira como veem o mundo. O mundo precisa do cientista, mas também do artista, ambos são essenciais nas nossas vidas. No entanto, raramente trabalham juntos ou cooperam.”

Assim, nesta exposição, artistas e cientistas juntam-se de forma a aumentar a consciência sobre os problemas que o Oceano enfrenta, como a perda de biodiversidade, a poluição, a exploração excessiva dos recursos, os impactos das alterações climáticas, a fim de se conseguir a mobilização dos cidadãos para a proteção e restauração do Oceano Global. 

Os treze artistas apresentam mais de trinta obras de pintura, escultura e fotografia relacionadas com o Oceano e realizadas depois de uma sessão apresentada, há alguns meses, por cientistas do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR). 

A cada obra de arte apresentada está associada a respetiva informação científica – ciência na arte. Fotografias relacionadas com projetos de investigação científica no CCMAR são também expostas – arte na ciência.

As obras de arte foram elaboradas por Ana Pego, Carlos Ferreira, Dina Salvador, Dana Georgescu, Fiona Issler, Florbela Soares, João Jesus, Júlio Antão, Nicolau Westwood, Rafaela Silva, Sara Pontes, Sarita Camacho e Teresa Cerveira Borges. 

Já na área da ciência, participaram os grupos de investigação em Pescas e Biodiversidade & Conservação e em Ecologia & Restauro dos Habitats Ribeirinhos, Estaurinos e Costeiros, ambos do CCMAR, tendo os textos de ciência sido escritos por Ana Marçalo, Bárbara Horta e Costa, Mafalda Rangel, Pedro M. Guerreiro, Rui Coelho e Teresa Cerveira Borges.

 De entrada livre, a exposição estará patente até ao dia 17 de janeiro de 2025.