Cultura

Concerto do Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 na Igreja Matriz de Lagoa 

A XVII edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 passa por Lagoa com um concerto de Gregório Gomes na Igreja Matriz de Lagoa, pelas 18h00, do dia 03 de novembro e a entrada é gratuita.

Sinopse: Após a conclusão do restauro do grande Órgão da Sé de Faro em 2006, instrumento histórico de importância internacionalmente reconhecida, a Associação Música XXI tomou em mãos a organização do I Festival de Órgão, que teve lugar em 2007. Desde então, o evento passou a realizar-se anualmente durante o mês de novembro, nas Igrejas da Sé e do Carmo, em Faro. No entanto a partir de 2016 o Festival de Órgão estendeu-se a outros locais do Algarve com órgãos de tubos em condições de serem tocados em público, como é o caso de Tavira (Igrejas da Misericórdia e de Santiago), Boliqueime/Loulé (Igreja Paroquial) e Portimão (Igreja Matriz). Este ano, o festival estendeu-se até Lagoa (Igreja Matriz) tendo o seu órgão de tubos sido restaurado recentemente. 

Gregório Gomes, nascido em 1987, começou os seus estudos musicais aos 7 anos na Academia de Música de Oliveira de Azeméis. Concluiu o curso na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos da Diocese do Porto e o 8º grau de órgão no Conservatório de Música de Aveiro. Licenciado em Cravo pela Universidade do Minho, completou o mestrado em Órgão – Performance na Universidade de Aveiro.


Desde 2017, é organista na Sé Catedral do Porto e colabora com outras igrejas nas dioceses de Braga e Porto. É membro fundador da Associação de Música Sacra de Braga, onde ensina Piano, Órgão e Harmonia. Gregório Gomes realiza concertos regularmente, tanto como solista quanto como acompanhador, participando em vários festivais internacionais. Além da sua formação musical, concluiu o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade do Porto.

Repertório:

Segundo tento do primeiro tom [M. R. Coelho] 
Toccata em dó Maior [C. Seixas] 
Canção a 4 glosada [A. Carreira] 
Toccata terza, do primeiro livro de tocatas [G. Frescobaldi] 
Balletto terzo, corrente del balleto  e passacagli [G. Frescobaldi] 
Partita sobre o coral “Jesu, meine freude [J. G. Walther] 
Jesu, meine freude – Preludio e coral [J. L. Krebs] 
Tocata em ré menor, BWV 913 [J. S. Bach] 

Um concerto gratuito, para toda a família

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *