Nacional

INTEC lança Rede de Municípios para promover a qualidade de vida em Portugal

O INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental – acaba de formalizar a criação de uma Rede de Municípios com Qualidade de Vida, cujo objetivo passa por monitorizar a qualidade de vida em cada Município e, consequentemente, oferecer soluções adequadas aos respetivos cidadãos.

Ao integrarem esta Rede, os Municípios comprometem-se a avaliar e a monitorizar a qualidade de vida nos seus concelhos, o que lhes irá permitir perceber quais os pontos que devem melhorar para fomentar a qualidade de vida dos seus munícipes. Para a sua fundação, esta Rede de Municípios com Qualidade de Vida conta com um conjunto de Municípios muito variado e com caraterísticas distintas. Os Municípios fundadores desta Rede são: Lagoa, Vila Nova de Famalicão, Arronches, Pombal, Vila Nova de Gaia, Condeixa, Trofa, Vila Verde, Velas (Açores).

Além de os Municípios integrantes receberem um selo, que declara que os mesmos estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida, participam ativamente no Fórum anual de boas práticas de qualidade de vida, onde os municípios integrantes podem partilhar as boas práticas que têm implementado, originando um espaço de discussão e de troca de ideias.

“Melhorar a qualidade de vida dos portugueses é um esforço que deve ser feito em conjunto. Este é um tema que tem tido, cada vez mais, atenção por parte dos autarcas, que procuram perceber de que forma podem melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes”, afirma Patrícia Jardim da Palma, Presidente da Direção do INTEC. “Pretendemos, assim, colocar a “qualidade de vida local” na agenda nacional e torná-la numa ferramenta de governança, possibilitando que os autarcas tornem as suas comunidades mais atrativas, dinâmicas e prósperas. Foi neste sentido que decidimos criar esta Rede, na esperança de que, futuramente, outros municípios se juntem”.

Há vários anos que o INTEC tem trabalhado o tema da qualidade de vida, no âmbito do projeto Melhores Municípios para Viver, além de ter lançado, recentemente, o Relatório de Avaliação de Condições de Vida – Melhores Municípios para Viver, Edição 2023.