Desporto

The Campus Open começa domingo com 16 portugueses no qualifying

A sexta edição do The Campus Open na Quinta do Lago começa este domingo com 16 tenistas portugueses entre os 59 que fazem parte da fase de qualificação. Pontuável para o ranking ATP e dotado de 25.000 dólares em prémios monetários, o torneio internacional masculino acontece entre os dias 5 e 12 de março com os apoios do Resort da Quinta do Lago e da Federação Portuguesa de Ténis.

Gonçalo Falcão é o mais experiente entre a comitiva lusa que compõe o qualifying. O atual campeão mundial de veteranos em singulares, pares masculinos e pares mistos no escalão de +30 (celebrou o 35.º aniversário há duas semanas) “furou” a fase de qualificação no Loulé Open da semana passada e tentará fazer o mesmo no The Campus, onde tem como primeiro adversário o alemão Jimmy Yang (1425.º), 10.º colocado na lista de cabeças de série.

Tal como ele, outros 15 tenistas portugueses estarão à procura das três vitórias necessárias para chegarem ao quadro principal. E certas são já as presenças de pelo menos três na próxima ronda, uma vez que o sorteio realizado este sábado ditou três encontros 100% nacionais: Manuel Guise Pinheiro frente a Martim Pinto Gonçalves, Duarte Trocado contra Tiago Serpa Neves e Bernardo Henriques perante Afonso Portugal.

André Stewart, Martim Couto, Luís Miguel Saraiva, Manuel Guedes de Almeida, Duarte Correia, Francisco Vilaça, Tomás Tenil, Rafael Miranda e Gabriel Tacanho são os restantes representantes nacionais se estreiam no The Campus Open durante a jornada de domingo, com arranque previsto para as 9h30.

O polaco Kacper Zuk (atual 257.º do ranking e ex-162.º) será o primeiro cabeça de série do quadro principal do The Campus Open, onde estarão pelo menos sete portugueses: Gonçalo Oliveira, Duarte Vale, Jaime Faria, Pedro Araújo, Henrique Rocha, Fábio Coelho e Tiago Pereira.