Turismo de Portugal lança curso de Iniciação à Prova de Vinhos
O curso online de Iniciação à Prova de Vinhos é uma iniciativa do Turismo de Portugal para os profissionais do setor, estudantes e público em geral, que decorre de 1 de dezembro a 31 de março, na plataforma NAU. A inscrição é gratuita.
O objetivo é dotar os participantes de competências que lhes permitam apreciar o vinho de forma crítica, muito além do “gosto ou não gosto”. O estilo do vinho, o seu terroir e casta, a temperatura a que deve servido, o tipo de copo e a harmonização gastronómica são alguns dos temas abordados.
Um bom provador de vinhos é capaz de tornar qualquer refeição num momento de prazer, descrevendo fielmente cada sensação percecionada. Assim, no final do curso, os participantes deverão, entre muitas outras competências adquiridas, conseguir descrever as etapas metodológicas do exercício de degustação, selecionar o copo ideal, organizar a sala de prova e explicar os principais fatores que contribuem para a correta avaliação do vinho.
O curso tem uma carga horária total de 2,5 horas, a realizar em qualquer dia/hora desde a data de início e a data de fim do curso. No final, para receber o Certificado, os participantes devem ter uma nota igual ou superior a 50% na avaliação geral que testa os conhecimentos adquiridos e revê os temas abordados ao longo de toda a formação.
Para continuar a capacitar o setor, a formação online é uma das apostas do Turismo de Portugal que, desde o início de 2020, já organizou um total de 628 ações de formação online para mais de 66 mil participantes. Entre outras ações, foram ministradas 168 ações de Formação Executiva certificada online, com 7.624 participantes, 145 ações de formação Clean & Safe para 23.130 participantes, disponibilizada consultoria online a 359 empresas e foram promovidas 256 ações BEST Live Online Training para 25.340 participantes.
Esta formação é gratuita e as inscrições estão disponíveis em: https://www.nau.edu.pt/curso/iniciacao-a-prova-de-vinhos/
Esta formação é gratuita e as inscrições estão disponíveis em:
Sobre o Turismo de Portugal
Integrado no Ministério da Economia e da Transição Digital, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos, no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa.
Info: turismodeportugal.pt
Sobre as Escolas do Turismo de Portugal
A Rede Escolar do Turismo de Portugal é constituída por 12 escolas, de norte a sul do país, (Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro) que apostam na formação profissional, qualificando e elevando as competências dos profissionais do setor. As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de 3.000 alunos por ano, preparando os jovens para o primeiro emprego e, simultaneamente, qualificam mais de 5.000 profissionais do setor, com vista à melhoria da qualidade e prestígio das profissões turísticas.
Info: escolas.turismodeportugal.pt
Sobre a Plataforma NAU
A plataforma NAU, é um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para desenvolver ações de ensino e formação em formato MOOC (Massive Open Online Course). Esta, é uma plataforma que aloja cursos criados por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, para um grande número de utilizadores. Os MOOC, como o próprio nome indica, é um formato de ensino a distância aberto e acessível a todos, que permite formar um grande número de pessoas ao mesmo tempo de forma sustentável e económica.
Este projeto faz igualmente parte das ações transversais da iniciativa Portugal INCoDe.2030 ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa. O INCoDe.2030 encontra na NAU um veículo de transmissão de conhecimento que contribui para maior acesso ao conhecimento, no desenvolvimento de aptidões, tornando a população mais qualificada.
O financiamento do projeto NAU provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e do Programa Operacional Comunitário COMPETE 2020, no âmbito do Quadro Portugal 2020, e surge da necessidade de apoiar a modernização e capacitação da Administração Pública, com o objetivo de melhorar o acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC), bem como a sua utilização e qualidade.