Educação

Município de Silves celebra protocolo com a Universidade do Algarve

Teve lugar ontem, dia 15 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, a assinatura do protocolo de colaboração no âmbito do Projeto MILAGE APRENDER +. O mesmo teve como intervenientes, a Presidente Rosa Palma da Câmara Municipal de Silves, o Magnifico Reitor Paulo Águas e Professor Mauro Figueiredo da Universidade do Algarve, o Diretor António Martins do Agrupamento de Escolas Silves, e o Diretor Carlos Silva do Agrupamento de Escolas Silves Sul.

O projeto MILAGE APRENDER +, uma app concebida para dispositivos móveis que permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula, está integrado, no “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+© Matemática”, no ano letivo 2020/2021.

Trata-se de uma ferramenta de apoio não só para os alunos (no que respeita à resolução autónoma de fichas de exercícios), mas também para os professores (nomeadamente na gestão do seu tempo, atendendo a que não têm de resolver na sala de aula os exercícios que constam nas fichas integradas na plataforma).

A implementação deste projeto permitirá aos alunos estudar num ambiente gamificado, onde são contemplados diferentes níveis de dificuldade de exercícios, possibilitando, assim, o apoio a alunos com maior dificuldade de aprendizagem e incluir também alunos que estejam num nível mais avançado. A plataforma contempla, ainda, vídeos educacionais para a promoção de diferentes estilos de aprendizagem e para uma aprendizagem ativa centrada no aluno, possibilitando a resolução dos exercícios passo a passo.

Com a celebração deste protocolo, o Executivo Municipal pretende reforçar a sua aposta na promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, por forma, a que através de um trabalho em rede, realizado com os diferentes agentes educativos, se desenvolvam projetos mobilizadores e inovadores, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando, assim, no seio da comunidade educativa uma cultura de responsabilidade pelo sucesso escolar.