Cultura

Concertos de “Ricardo Leitão Pedro” e de “Castra Leuca Trio” na Igreja de Estômbar

A Igreja de Estômbar recebe no dia 13 de setembro, pelas 17h30, os concertos de “Ricardo Leitão Pedro” e de “Castra Leuca Trio” integrados no “7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa”.

Ricardo Leitão Pedro é um dos raros músicos de hoje dedicados à prática histórica de canto al liuto, acompanhando-se com diferentes instrumentos antigos de corda dedilhada. Nascido no Porto em 1990, tomou o alaúde aos dezoito anos e estudou voz e alaúde no Porto (ESMAE), Lyon (CNSMD) e Basileia (Schola Cantorum Basiliensis). Membro dos ensembles Concerto di Margherita e I Discordanti com os quais mantém um calendário intenso pelos palcos europeus, é regularmente convidado a colaborar com outros ensembles e orquestras tanto enquanto cantor como alaudista.

O primeiro álbum de Ricardo Leitão Pedro, “Fantasticaria”, dedicado à música de Bellerofonte Castaldi para voz e teorba, foi editado em formato independente em 2020.

A formação do Castra Leuca trio (guitarra, violino e percussão) é única em Portugal e, desde 2018, consolidou-se rapidamente dentro do panorama do World Music português. Conta no seu currículo com concertos em Portugal e Espanha e participações em festivais como a Festa do Avante, o Festival Sons da Terra, Jueves Turístico, o Festival Zeca Afonso e o Festival Água Mole em Pedra Dura, entre outros.

Em 2019 os Castra Leuca Trio lançaram o seu primeiro trabalho discográfico – Primeiro Andamento – que tem sido divulgado por rádio em Portugal (Antena 1 e Antena 2), Espanha, Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, República Checa e Colômbia.

O Castra Leuca Trio é composto por Joaquim Pires na Guitarra, Nicolas Ramirez Celis no Violino e António Pedro Dias na Percussão.

A entrada é gratuita, no entanto, é necessário levantar bilhete antecipadamente no Centro Cultural Convento de S. José de segunda-feira a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00 ou, no próprio dia no local do evento a partir das 17h.

Os espetáculos realizam-se cumprindo com todas as normas de segurança e higiene, em recintos ao ar livre, ainda que delimitados, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito.

De salientar ainda a obrigatoriedade do uso de máscara e seguir as regras de segurança definidas para os diversos espetáculos.