Espaço Inclusão de São Brás de Alportel celebra Natal com mensagem para Todos
O Espaço Inclusão realizou, no passado dia 17 de dezembro, a sua Festa de Natal, que contou com a apresentação de uma dramatização protagonizada pelos participantes do projeto.
A iniciativa transmitiu uma mensagem inspiradora sobre inclusão, igualdade e participação de todos na comunidade.
O Espaço Inclusão é uma resposta social que se iniciou em 2021 como projeto piloto, no âmbito do Programa de Férias Inclusivas, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Santa Casa da Misericórdia. Inicialmente concebido como programa de ocupação de tempos livres durante as férias, evoluiu para encontros semanais ao longo de todo o ano e neste momento integra uma agenda de atividades que já ocupam diversos dias da semana, integrando desporto adaptado e reforçando rotinas e oportunidades de aprendizagem.
Desde a sua génese, o programa tem como objetivo desafiar os jovens a experimentar atividades culturais e desportivas, sobretudo aqueles que, devido às suas condições especiais, enfrentam maiores dificuldades no acesso a outros programas, promovendo a sua integração, autonomia e desenvolvimento pessoal.
Em 2026 o Espaço Inclusão vai ampliar em muito a sua oferta de atividades no âmbito do desenvolvimento de um Contrato Local de Desenvolvimento Social, que tem a inclusão como um dos eixos de ação, projeto já aprovado, no âmbito de um programa nacional para o qual o município de São Brás de Alportel indicou a Santa Casa como entidade coordenadora.
Para o futuro, o Município e a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel partilham um sonho comum: a construção de um Campus Social, com Centro de Atividades – CACI – é Lar Residencial, num terreno já doado pela autarquia e localizado na zona norte da vila, onde já está a nascer o edificio da Unidade de Saúde Familiar e onde se pretende ainda criar uma Unidade de Cuidados Continuados.
Projetos muito ambiciosos para dar as melhores condições a estes utentes e às suas famílias, reforçando a qualidade das atividades e a resposta às exigências específicas deste público.
A apresentação deste anteprojeto decorreu no Espaço Comunidade para dar a conhecer o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido pelo município e pela instituição.