Ambiente

Empreitada de migração sedimentar para a Praia do Vau – Portimão

Iniciou-se no passado, dia 3 de novembro de 2025, a Empreitada de Migração Sedimentar para a Praia do Vau – Portimão, com um prazo de execução de 7 meses.

Esta intervenção irá desenvolver-se na praia da Rocha e nas praias dos Careanos, Amado e Três Castelos visando, quer a prevenção e gestão do risco, quer a proteção de pessoas e bens.

Esta obra prevê a alimentação artificial da praia ao longo de um troço com uma frente de mar de 1350m, entre as praias do Vau e dos Três Castelos com as areias acumuladas na praia da Rocha ao longo das últimas décadas, promovendo a migração sedimentar desde o final do circuito (zona de acumulação da praia da Rocha) para o seu local original, onde a erosão das arribas potencia maior risco para os utentes das praias (troço entre a praia do Vau e a praia dos Três Castelos).

Trata-se de uma medida de proteção costeira, tendo em conta que a areia a depositar nas praias suportadas por arribas permitirá alimentar a célula natural de circulação sedimentar poente, atenuando significativamente e temporariamente a erosão das arribas nas praias dos Careanos, Amado e Três Castelos.

A obra está inscrita no Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) e envolve um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

Dada a natureza dos trabalhos, que implicam a presença de maquinaria pesada em manobra e a instalação de uma linha de tubagem e de repulsão de sedimentos na zona entre Careanos e Três Castelos, estão a ser implementadas restrições de segurança durante todo o período da obra, nomeadamente:

  • interdição do acesso às praias dos Careanos, Amado e Três Castelos, por fase, no decorrer da obra
  • condicionamento do acesso ao areal e ao mar na praia da Rocha