Atualidade

Zoomarine e ULS – Algarve proporcionam experiência especial a crianças e jovens com doença

O Zoomarine voltou a acolher dois grupos de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos, para a 3.ª edição do projeto “Pequenos Grandes Heróis” – uma iniciativa que valoriza e reconhece a coragem de crianças em tratamento hospitalar, mostrando-lhes, através dos cuidados prestados aos animais, como os procedimentos médicos podem ser positivos e tranquilos.

O projeto, idealizado em 2019 em parceria com a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULS – Algarve) e com a Associação dos Amigos de Pediatria materializou-se há dois anos, e tem como propósito valorizar as crianças que sofrem de doença e como tal, são sujeitas a tratamentos muitas vezes invasivos e dolorosos, reconhecendo e premiando-as pela sua enorme coragem.

Acompanhadas por profissionais de saúde dos Hospitais da ULS e pelos seus pais, 20 crianças que frequentam os tratamentos em hospital de dia, tiveram a oportunidade de assistir a alguns procedimentos médico-veterinários dos golfinhos, como por exemplo, a uma colheita de sangue para análises, tal como as crianças o fazem no hospital.

Com o apoio das equipas veterinária, de educadores e de técnicos de bem-estar animal do Zoomarine, as crianças testemunharam o trabalho de treino comportamental positivo, que permite que os golfinhos participem de forma voluntária e tranquila nos procedimentos clínicos e de bem-estar, criando uma ligação positiva aos procedimentos, servindo como exemplo de identificação para estas crianças.

Esta experiência contribui para dissipar o medo, a reação à dor e a dificuldade em confiar nos profissionais de saúde durante os procedimentos, uma vez que observaram a tranquilidade com que estes animais realizam esses procedimentos.

O programa incluiu ainda atividades e uma sessão para pais, dinamizada pela Psicóloga da Pediatria do Hospital de Faro, promovendo a partilha de experiências, fomentando a solidariedade e potenciando as interações entre as crianças e seus cuidadores (pais e profissionais de saúde), gerando um maior sentimento de pertença e confiança destas famílias.

De forma complementar, a iniciativa culminou com o “Dia da Celebração”, com a disponibilização de uma visita livre ao Zoomarine, desta vez para toda a família dos participantes e para o pessoal técnico da ULS do Algarve envolvido no projeto.

Este projeto tem uma forte componente social, já que, para além da seleção de participantes ter em conta as condições de carência económica das famílias, também considera a formação de grupos de crianças da mesma faixa etária e contexto de doença criando momentos de socialização a identificação com os seus pares, tão necessários no seu processo de tratamento.

Independentemente dos problemas de saúde que enfrentam, este dia passado no Zoomarine é um dia de lazer em que podem verdadeiramente ser crianças, com a oportunidade de assistir a apresentações zoológicas e participar em atividades sensoriais e pedagógicas.