VI Balanço da campanha dos citrinos
Decorreu na tarde de 22 de outubro, no Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, o VI Balanço de Campanha dos Citrinos, uma organização conjunta da AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN).
A sessão de abertura foi presidida por José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, que apresentou os principais destaques do estudo da EY “O Valor Económico da Agricultura no Algarve”. O responsável sublinhou a importância do setor primário enquanto segundo setor de especialização regional — logo a seguir ao turismo — e destacou a sua resiliência e modernização, com um crescimento expressivo da produtividade (+57% no VAB agrícola entre 2014 e 2023) e um papel determinante na mitigação dos impactos da pandemia.
Na sua intervenção, José Apolinário evidenciou ainda o peso dos citrinos, que representam 38% da superfície agrícola regional e 76% da produção nacional, bem como o crescimento notável dos frutos subtropicais, em especial o abacate, cuja produção aumentou 96% entre 2013 e 2023. Referiu igualmente que, só em 2023, a atividade agrícola gerou um impacto total de 811 milhões de euros no VAB nacional e 30.936 postos de trabalho, concentrando o Algarve 52% do VAB e 76% do emprego do setor.