Novas exposições nas galerias municipais de Albufeira
Em outubro, as galerias e os espaços culturais do Município de Albufeira voltam a apresentar uma panóplia de exposições de qualidade artística inegável.
A partir do dia 4 de outubro, que vai poder conhecer, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, a exposição de obras da 3.ª edição do Concurso “Jovens + Criadores”. A mostra junta os trabalhos de diversos artistas, com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos, resultado do concurso organizado pelo Gabinete da Juventude, e pretende divulgar os projetos e as criações desenvolvidas pelos jovens do concelho. As obras vão estar patentes na Galeria até 27 de outubro, de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
A 17 de outubro, a Galeria Municipal João Bailote inaugura a exposição de Vanderley Silva, intitulada “Explorações (Sub)Conscientes”. Nesta exposição, o artista brasileiro percorre diferentes meios, formas e materiais para cruzar questões sociais com a dimensão onírica e sensorial, abordando temas que vão “desde o perigo de extinção de espécies da fauna portuguesa e ibérica, à exploração laboral, até às inquietações que emergem dos sentidos e dos sonhos. Assim, o inconsciente manifesta-se em imagens e visões que dão corpo às inquietudes mais profundas, revelando tanto fragilidades como possibilidades de esperança”, como se lê em cartaz.
As peças vão estar em exibição até ao dia 22 de novembro, de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
A par destas exposições, vai também poder descobrir a “Arqueologia Contemporânea” de Tatiana Silva. A artista farense traz até ao Museu Municipal de Arqueologia uma reflexão baseada no estado atual do mundo, questionando a forma como a sociedade lida com a terra, com a biodiversidade e com os resíduos. A coleção vai estar patente de 24 de outubro a 23 de novembro, de terça-feira a domingo, das 09h30 às 17h30.
Para além das grandes novidades do mês de outubro, até ao dia 11, pode ainda visitar, na Galeria Municipal João Bailote, a exposição “Campos Magnéticos” de Guilherme Limão, vencedor do concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas”, e no Museu Municipal de Arqueologia, até ao dia 15 de outubro, a exposição de pintura “Labirinto de Cores” de Bárbara Reis.