Desporto

Matilde Jorge e Francisca Jorge apuradas para a segunda ronda do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open

As irmãs Matilde Jorge e Francisca Jorge entraram com o pé direito no The Campus Carby Volkswagen Ladies Open e apuraram-se para a segunda ronda do quadro principal de singulares, sentido inverso ao de Angelina VoloshchukInês MurtaCarla Tomai e Milla Sequeira nesta super quarta-feira no Resort da Quinta do Lago.

Um mês depois de ter sofrido uma entorse no pé direito, Francisca Jorge (255.ª no ranking WTA) regressou ao circuito com uma vitória, mas precisou de trabalhar até eliminar a francesa Harmony Tan (248.ª três anos e meio após ter sido top 100 na sequência de uma surpreendente quarta ronda em Wimbledon) por 6-2, 3-6 e 7-5.

A número dois nacional recuperou de 2-5 no parcial decisivo para entrar com o pé direito no torneio e pouco depois dissecou os fatores essenciais para a reviravolta: “Foi um bocadinho de frieza com raiva também metida. Senti que já estava a acusar o cansaço e aquele jogo em que sofri o break para o 2-3 foi muito duro. Tentei manter-me lúcida, escolhi lutar e não deixar que os pensamentos me afetassem de maneira negativa.”

A competir pela primeira vez desde a desistência nos quartos de final de Évora, há um mês, Francisca Jorge acusou a falta de ritmo competitivo e alguma ansiedade ao sofrer os primeiros breaks nos segundo e terceiro sets, mas confrontada com um cenário limite cerrou os dentes, voltou a ser mais agressiva e explorou a direita da francesa — a pancada mais débil do arsenal variado de Tan — para recuperar o ascendente e assinar três quebras de serviço consecutivas.

“Vir de lesão não é fácil, esta deixou-me um bocadinho cabisbaixa porque obrigou-me a falhar torneios importantes em Portugal. Tive pena porque as Caldas da Rainha e o CIF são dois bons torneios, mas procurei agarrar-me ao lado positivo. Senti-me bem nos treinos desde o início e isso cria sempre alguma expetativa”, acrescentou a vimaranense de 25 anos, que discutirá o apuramento para os quartos de final com a norte-americana Clervie Ngounoue (179.ª), quarta cabeça de série.

Pouco depois, Matilde Jorge (250.ª WTA) teve uma missão bem mais tranquila e só precisou de 72 minutos para superar a neerlandesa Lian Tran (342.ª) com os parciais de 6-1 e 6-3.

“Entrei bastante focada e com muita intensidade. Estes campos são rápidos, então as primeiras pancadas são muito importantes e tentei focar-me no início das jogadas. Estava a servir bem, mantive-me bastante alerta no início dos pontos e tudo junto fez bastante a diferença”, explicou a número um nacional.

Na quinta-feira, Matilde Jorge vai discutir o apuramento para os quartos de final com Mona Barthel, responsável pelo afastamento de Sara Lança no dia anterior.

A alemã de 35 anos está na 208.ª posição da tabela, mas chegou a ser 28.ª em 2013 e é, de longe, a jogadora com melhor currículo entre todas as que competem neste The Campus Carby Volkswagen Ladies Open. Destacam-se quatro títulos WTA em sete finais, uma presença nos oitavos de final do Australian Open em 2017 e terceiras rondas em Roland-Garros 2014 e US Open 2015.

As irmãs Jorge foram as únicas portuguesas a celebrar a passagem à segunda ronda do quadro principal de singulares, mas Inês Murta também deu muito boa réplica frente à grega Despina Papamichail (210.ª).

A jogar praticamente em casa, a algarvia ainda liderou a primeira partida por 5-2 antes de deixar escapar a vantagem e perder por 7-6(2) e 6-3 ao cabo de duas horas frente à sétima pré-designada.

Antes, a qualifier Angelina Voloshchuk viu o caminho na Quinta do Lago ser interrompido pela turca Ayla Aksu, que venceu por 6-4 e 6-1, enquanto Carla Tomai (6-1 e 6-0 favoráveis a Kathinka von Deichmann) e Milla Sequeira (6-0 e 6-0 a favor de Silvia Ambrosio) não conseguiram dar réplica a adversárias mais cotadas.

A terceira e última vitória lusa do dia foi assinada na variante de pares, com Sara Lança e Teresa Franco Dias a levarem a melhor no duelo nacional com Carla Tomai e Madalena Matias por 6-3, 4-6 e 10-3 para se juntarem a Francisca Jorge e Matilde Jorge (primeiras cabeças de série, isentas da ronda inaugural), Ana Filipa Santos (com a letã Elza Tomase) e a Inês Murta (ao lado da indiana Vasanti Shinde) no alinhamento dos quartos de final deste ITF W75.