Desporto

John Emberson e James Bellinger vencem primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars

Num dia de festa no Algarve Classic Festival, os britânicos John Emberson e James Bellinger, em Chevron B19, sagraram-se os vencedores da primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars no Autódromo Internacional do Algarve. 

Com um programa preenchido por corridas, o melhor do dia estava guardado para o fim, com a realização da primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars, para protótipos construídos entre 1963 e 1972 e GTs fabricados entre 1966 e 1980.

O drama começou ainda antes dos carros se alinharem na grelha de partida, quando o Lola 290, qualificado na pole-position por Steve Brooks e John Sheldon, partiu o veio primário da caixa de velocidades. O primeiro lugar passou então a pertencer ao Lola T70 MK3B do trio Bruno Pereira, Michel Speyer e Charlie Hyett, os mais velozes da classe H-1972 over 2000 na qualificação.

No arranque, o Chevron B19 de Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley saltou para a liderança, ultrapassando o Lola T70 MK3B de Bruno Pereira, que, mais pesado, tinha dificuldade em acompanhar o ritmo do líder da classe H-1972 under 2000. Entretanto, o Lola T70 MK3 Coupé de João Macedo Silva e José Monroy, detentor da maior velocidade de ponta registada (270,7 km/h), consolidava-se como uma ameaça ao segundo lugar. O duelo entre pilotos portugueses ia animando os espectadores.

Com o início das paragens nas boxes para troca de pilotos e reabastecimentos, o Lola de Bruno Pereira, Michel Speyer e Charlie Hyett regressou temporariamente ao comando à passagem da 24.ª volta, mas viria a sucumbir mais tarde com problemas de caixa de velocidades. Três voltas depois, o Chevron B19 de John Emberson e James Bellinger, que no início da corrida rodou discretamente na quarta posição, assumiu a liderança pela primeira vez, mas também por pouco tempo, cedendo o lugar ao McLaren M1B de Richard McAlpine e Nigel Greensall, que se manteve à frente até à última troca de pilotos quando reabasteceu, perdendo três voltas para o vencedor da classe H-1969.

Quando o frenético vai-e-vem das boxes finalmente acalmou, o Chevron B19 de Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley reemergiu na liderança, com a vitória praticamente ao alcance do trio da Era Motorsport. Contudo, a menos de dez minutos do final, um golpe de teatro, tão próprio de uma corrida de resistência, obrigaram o protótipo inglês a abandonar devido a problemas eléctricos.

Com a noite a cair sobre o sul de Portugal, John Emberson e James Bellinger aproveitaram a oportunidade e triunfaram na primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars, conquistando também a classe H-1972 under 2000.

João Macedo Silva e José Monroy cruzaram a linha de chegada em segundo lugar e sagraram-se vencedores da classe H-1972 over 2000, seguidos do Chevron B8 de Joel Hopwood e Nigel Greensall, que recebeu as honras da classe H-1969, com duas voltas de distância sobre o  Crossle 9S dos esforçados Bernard Foley e Lewis Dunlop.

Kyle Tilley, Oliver Bryant e Kane Tilley, que registaram a volta mais rápida da corrida, ainda conseguiram terminar classificados na quarta posição da geral, e segundos da classe H-1972 under 2000, um lugar à frente do Chevron B16 de John Sheldon (piloto com mais de uma dezena de participações nas 24 Horas de Le Mans) e de Paul Cope, carro que completou o pódio da classe para os protótipos mais leves.

Ao volante do seu Porsche 911 RS, os incansáveis Olivier Muytjens e Brice Pineau, que participaram em quatro corridas distintas ao longo do dia, venceram entre os carros de GT, terminando ainda num meritório 8º lugar da geral.

Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, o organizador do 300 km Algarve Sports Cars, disse: “Foi uma corrida fantástica, que nos fez recordar as grandes provas de resistência do passado. A mudança de liderança a três voltas do final mostrou o verdadeiro espírito do endurance, onde as corridas só terminam com a bandeira de xadrez e, para vencer, a primeira regra é terminar. O entusiasmo dos participantes, a espectacularidade dos carros e a aposta que queremos continuar a fazer no Algarve Classic Festival nos próximos anos dão-nos a confiança de que voltaremos a organizar, no próximo ano, estes 300 km Algarve Sports Cars.”