Cultura

Duas estreias nacionais e ópera Adilson marcam mês de outubro no Teatro das Figuras

O último trimestre do ano iniciou com a comemoração do Dia Mundial da Música e alarga a sua oferta cultural a outras disciplinas artistícas, com propostas em diferentes áreas que vão do teatro à ópera e ao stand up comedy. Em outubro o Teatro das Figuras recebe ainda duas estreias nacionas, com os espetáculos “O Meu Super Herói” e “A Farsa de Inês Pereira (a Grã)”.

O evento solidário Prometo Viver regressa ao Teatro das Figuras no dia 3 de outubro, sob o mote “Dizer Não à Violência Doméstica”. Esta edição conta com a participação dos artistas Diogo Piçarra, Irís, Luís Trigacheiro, Jorge Serafim, Rita Redshoes, Ana Bacalhau e Rita Batista.

A Gala Internacional de Dança da Companhia de Dança do Algarve – Terpsícore, terá lugar no dia 5 de outubro e vai reunir em palco bailarinos de diversas companhias europeias. O espetáculo terá início às 18h00.

O humor é outra das propostas que o Teatro das Figuras irá acolher. Carlos Coutinho Vilhena apresenta o espetáculo “Snob” durante o qual vai explorar o prazer de julgar os outros e a arte de mentir e manipular. Partindo da máxima “mentir é bom e julgar é ainda melhor”, Carlos Coutinho Vilhena apresenta-se em Faro no dia 10 de outubro, pelas 21h30.

O ciclo de Concertos Promenade propõe duas sessões para os meses de outono, sendo que a primeira terá lugar no dia 12 de outubro, pelas 12h00. A pensar nos mais pequenos, a Orquestra do Algarve apresenta-se num formato mais leve e divertido, convidando o público de palmo e meio a descobrir alguns tesouros musicais do universo francês. O maestro Fernando Marinho irá dirigir a Orquestra no concerto “Vive la France!”.

A estreia da nova peça de Elmano Sancho, O Meu Super Herói, acontece no dia 16 de outubro, pelas 21h30.  O ator luso-francês e a poeta palestiniana Shahd Wadi encontram-se pela primeira vez num espetáculo intimista que “cruza teatro e poesia, história pessoal e memória coletiva, e o português surge como a língua do exílio e, talvez, do reencontro”.

A 9ª edição do ciclo Esta Noite Grita-se volta à Biblioteca Municipal de Faro para três serões dedicados á leitura encenada. Este ciclo arranca com a leitura do texto “O Senhor Biedermann e os Incendiários”, de Max Frisch, uma mordaz caricatura dos valores instalados na sociedade burguesa. Acontece no dia 23 de outubro, às 21h00.

A ópera Adilson, de Dino d’Santiago, sobe ao palco do Teatro das Figuras, para as únicas apresentações no sul do país. Com cinco atos e libreto de Rui Catalão, esta obra encomendada pela BoCA – Biennial of Contemporary Arts, descreve a jornada de um homem afrodescendente, nascido em Angola, filho de pais cabo-verdianos, que vive há mais de 40 anos em Portugal — sem nunca ter obtido cidadania portuguesa. Este espectáculo terá duas apresentações nos dias 24 e 25 de outubro, às 21h30.

Outubro encerra com mais uma estreia nacional, desta vez pelo grupo de teatro farense te-Atrito, que apresenta A Farsa de Inês Pereira (a Grã), uma peça de teatro inspirada no texto de Gil Vicente. Esta peça centra a sua história na figura de Inês Pereira, que “assume escolher o seu futuro” e que “fará, porventura, desta farsa, escrita e representada há mais de 500 anos, uma das primeiras críticas ao papel da mulher perante o casamento”. A estreia terá lugar no dia 30 de outubro, às 21h30, no Teatro das Figuras.

Os bilhetes para os espetáculos que acontecem no Teatro das Figuras podem ser adquiridos na bilheteira (de terça-feira a sábado, das 13h00 às 19h30, e no dia do espetáculo até ao seu início) ou online (https://teatrodasfiguras.bol.pt).