Dália Paulo vai “tirar dúvidas” sobre cultura, em Quarteira
A 31 de outubro, pelas 21h00, a diretora municipal da Autarquia de Loulé, Dália Paulo, participa na atividade “Vamos tirar dúvidas sobre Cultura!”, promovida pela Biblioteca Municipal, no seu polo de Quarteira.
Porque a cultura é livre, vamos deambulando entre veredas e caminhos pelo fazer e pensar cultura do global ao local, inspirados na frase de Sophia de Mello Breyner Andresen se “a cultura é cara, a incultura é mais cara ainda” (1974), passando pelas novidades do MONDIALCULT 2025, a conferência mundial de Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável, e vamos falar sobre o que é isso de democracia cultural e alguns exemplos do nosso território e vamos falando do que cada um de vós quiser propor no decurso da conversa…
Dália Paulo é museóloga, programadora e gestora cultural. É diretora municipal na Câmara Municipal de Loulé. É Investigadora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Património (Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve e Campo Arqueológico de Mértola)) e Assistente Convidada da Universidade do Algarve, onde leciona na área da museologia, interpretação do património e gestão cultural. Atualmente é doutoranda em Estudos do Património na Universidade do Algarve, com foco em políticas públicas e desenvolvimento de museus na perspetiva da profissionalização, formação e competências. Foi Diretora Regional de Cultura do Algarve (2009-2013) e foi diretora do Museu Municipal de Faro (2002-2009), tendo criado a Revista MUSEAL (2007-2009), cofundadora da Rede de Museus do Algarve (2006) e da Rede AZUL, Rede de Teatros do Algarve (2016). Recebeu o Prémio Profissional de Mérito em Museologia (2024) pela Associação Portuguesa de Museologia.