Atualidade

Bio Design for Living Futures: repensar o design para regenerar o planeta em outubro no Instituto Manuel Teixeira Gomes 

Como podemos projetar cidades, edifícios e objetos que não só respeitem a natureza, mas a regenerem? Será possível criar futuros onde as nossas necessidades possam conviver em harmonia e equilíbrio com as de todos os outros seres vivos? Que papel pode o design assumir na construção de sociedades mais resilientes e inclusivas?

Estas são apenas algumas das questões em debate no Bio Design for Living Futures, simpósio internacional sobre biodesign e futuros regenerativos, que decorre nos dias 15 e 16 de outubro, no âmbito da Barcelona Design Week 2025.

Promovido pelo Consórcio COCOON e organizado pelo parceiro COCOON Local IAAC, do qual o ISMAT é membro, este evento conta também com a participação de universidades internacionais como a Aalto University.

Durante dois dias, especialistas, investigadores e profissionais do design vão apresentar trabalhos e explorar novas abordagens em biodesign, materiais vivos, economia circular e design mais do que humano, destacando soluções inovadoras que restauram e reconectam os espaços construídos com o meio ambiente. 

O Bio Design for Living Futures pretende mostrar que é possível desafiar modelos convencionais e adotar práticas de design centradas na vida, promovendo cidades e edifícios que respeitam e fortalecem os ecossistemas.