Desporto

Angelina Voloshchuk apura-se para o quadro principal do The Campus Carby Volkswagen Ladies Open

Angelina Voloshchuk celebrou pelo segundo dia consecutivo no The Campus Carby Volkswagen Ladies Open e juntou-se a seis compatriotas no quadro principal de singulares do ITF W75 que o Resort da Quinta do Lago organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, até 19 de outubro.

Esta segunda-feira, a número três nacional (499.ª classificada no ranking WTA) aplicou os parciais de 6-4 e 6-3 a Ekaterina Perelygina (611.ª) para completar a fase de qualificação sem perder sets.

Em abril, Voloshchuk perdeu com Perelygina na Billie Jean King Cup. Seis meses depois, a portuguesa de 18 anos preparou bem o reencontro e superiorizou-se à austríaca com muitas variações na altura de bola às quais juntou deslocações laterais para enfraquecer o golpe de direita da adversária. As quatro quebras de serviço sofridas num dia em que o golpe de saída acusou as mazelas de uma entorse no pé direito não lhe perturbaram a concentração.  

Um ano depois de ser repescada como lucky loser, Angelina Voloshchuk garantiu, por mérito próprio, a presença no quadro principal, marcou encontro com a turca Ayla Aksu (339.ª) e juntou-se a outras seis jogadoras portuguesas: as irmãs Matilde Jorge (250.ª) e Francisca Jorge (255.ª) foram as únicas a obter entrada direta no quadro principal, enquanto Inês Murta (831.ª), Sara Lança (1465.ª), Carla Tomai e Milla Sequeira foram contempladas com wild cards.

A única a atuar já na terça-feira será Sara Lança, que terá pela frente Mona Barthel. A alemã de 35 anos é, de longe, a jogadora com melhor currículo entre todas as participantes: atualmente ocupa a 203.ª posição da hierarquia mundial, mas chegou a ser 23.ª em março de 2013, tem quatro títulos WTA em sete finais e mais de 20 vitórias em quadros principais de torneios do Grand Slam.

A vencedora desse encontro poderá ter Matilde Jorge como adversária na segunda ronda, caso a número um nacional confirme o favoritismo contra Lian Tran(342.ª).

Francisca Jorge está de volta um mês após ter sofrido uma entorse no tornozelo direito em Évora e terá como primeira adversária no The Campus a francesa Harmony Tan (247.ª), ex-top 100 e campeã de três torneios em Portugal: Óbidos em 2017, Loulé em 2021 e Faro em 2023. 

A algarvia Inês Murta iniciará a campanha frente à grega Despina Papamichail (207.ª depois de já ter sido 143.ª), sétima cabeça de série, Carla Tomai terá pela frente Kathinka von Deichmann (216.ª), do Liechtenstein, e Milla Sequeira fará frente à italiana Silvia Ambrosio (210.ª).

Nos pares, as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge são as primeiras cabeças de série e só entrarão em ação nos quartos de final. Ana Filipa Santos joga ao lado da letã Elza Tomase contra as segundas favoritas Michaela Bayerlova e Lian Tran, enquanto as restantes quatro portuguesas têm encontro marcado: Teresa Franco Dias e Sara Lança contra Madalena Matias e Carla Tomai.