1 Ano da Unidade de Ressonância Magnética do ABC em Loulé
A Unidade de Ressonância Magnética de Loulé – ImagingLab – do Algarve Biomedical Center (ABC) comemora este mês o seu primeiro aniversário, assinalando um marco importante para a saúde no Algarve.
Em apenas um ano de actividade, foram realizados mais de 2000 exames, que contribuíram para melhorar o acesso da população a esta modalidade de diagnóstico.
Com tecnologia de última geração, esta unidade tem permitido colmatar listas de espera em várias patologias. Casos concretos como a esclerose múltipla ou os exames cardíacos complexos, que anteriormente obrigavam a deslocações fora da região, podem agora ser acompanhados em Loulé.
O projecto resulta de uma forte colaboração entre o ABC – Algarve Biomedical Center, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve e a Câmara Municipal de Loulé, tornando possível que cada vez mais utentes tenham acesso a meios de diagnóstico avançados sem sair da Região.
Esta unidade tem como pilar a investigação e ensino, em articulação também com a Universidade do Algarve (UAlg). Actualmente acolhe projetos de alunos do Mestrado Integrado em Medicina, médicos da ULS Algarve e estudantes da Escola Superior de Saúde de UAlg. Para além disso, é já um centro de estágio para futuros técnicos de Imagem Médica e Radioterapia, desempenhando um papel fundamental na formação de profissionais de saúde.
Num só ano foi percorrido um caminho gratificante — e a equipa já antecipa, com entusiasmo, os desafios e conquistas que marcarão o segundo aniversário da Ressonância Magnética do ABC.