São Brás de Alportel volta a associar-se à campanha “Agarra A Vida” pela prevenção do suicídio
Esta iniciativa reforça o compromisso do município em sensibilizar a comunidade para esta problemática global, apelando à consciencialização sobre o papel ativo que cada pessoa e cada estrutura da sociedade podem desempenhar na prevenção do suicídio e da doença mental, contribuindo para a redução do seu estigma.
Neste contexto, a escultura “Liberdade”, situada em plena Avenida da Liberdade, foi novamente decorada e iluminada por luz amarela, transformando-se num marco simbólico de alerta e reflexão sobre a importância da saúde mental. Em sintonia, também a Câmara Municipal de São Brás de Alportel se veste desta cor, reforçando a mensagem de sensibilização e esperança.
A campanha “Agarra a Vida” é promovida a nível mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio, contando em Portugal com o apoio da Coordenação Nacional de Políticas de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidologia e, no Algarve, da Coordenação Regional de Saúde Mental, da ULS Algarve, através do seu Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, dos Agrupamentos de Centros de Saúde, bem como de diversas autarquias e instituições parceiras.
O Município de São Brás de Alportel tem vindo a reforçar a intervenção nesta área, através do seu Serviço Municipal de Psicologia. Com este mesmo objetivo, é parceiro da associação Prometo Viver que na sua missão de ajudar a ajudar, naquelas que são as grandes causas, conseguiu ajudar a associação SOS VOZ amiga a conquistar um novo núcleo de atendimento no Algarve que conta com um grande número de novos voluntários. Também nesta senda, numa parceria com a associação ASMAL foi criado um novo projeto para tornar mais acessível o acesso à cuidados de saúde mental – Emocionalmente.