Orçamento Participativo Jovem Portimão 2024-2025 entra na fase de execução com Suprime – Feira Cultural e Gastronómica
A primeira edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) Portimão 2024-25 dá mais um passo firme para a sua concretização plena, com a realização da Suprime – Feira Cultural e Gastronómica, entre os dias 2 e 4 de outubro, no espaço adjacente à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e Jardim Gonçalo Ribeiro Telles. Será um evento idealizado por jovens para a comunidade, com animação, partilha e convívio, fomentando a valorização da diversidade cultural.
Este é um passo decisivo na concretização do OPJ, lançado pela primeira vez em 2024, pois materializa um dos quatro projetos que venceram a edição de estreia desta iniciativa vocacionada para os jovens. As restantes três propostas mais votadas estão também em fase de execução, estimando-se que estejam igualmente a ser implementadas no terreno, em breve, de acordo com os prazos inicialmente previstos.
Os projetos, candidatados em outubro de 2024, cujos vencedores foram divulgados durante o Março Jovem 2025, serão dinamizados pelos seus autores a exemplo do que acontece agora com a Feira Suprime. Resultam da candidatura e posterior votação pela população jovem, num processo de decisão democrática em relação àquilo que acreditam que pode melhorar a qualidade de vida em comunidade.
Às quatro candidaturas selecionadas e mais votadas foi atribuída uma verba de 25 mil euros, num valor global de 100 mil euros. Para já, a Suprime, apresentada por Gil Andrade e Júlio César, é a que se encontra em condições para avançar de imediato, na data escolhida pelos jovens durante as reuniões de trabalho que decorreram desde março deste ano, traduzindo-se num exemplo de que o OPJ dá voz aos mais jovens e cumpre as suas escolhas.
E é também com os resultados do primeiro OPJ a sair do papel que, a passos largos, no dia 1 de outubro, abre a fase de apresentação de candidaturas para a segunda edição do OPJ Portimão 2025-2026, na qual volta a surgir o apelo para que os mais novos se envolvam através da apresentação de ideias e projetos que consideram que vão beneficiar o dia a dia da comunidade.
Suprime – Feira Cultural e Gastronómica foi o projeto mais votado
Em contagem decrescente para colocar o OPJ 2024-2025 em execução no terreno, os primeiros dias de outubro vão ser marcados, assim, pela implementação do projeto mais votado, de um total de quatro vencedores. A Suprime – Feira Cultural e Gastronómica terá lugar de 2 a 4 de outubro na zona do parque de estacionamento junto à Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e ao Jardim Gonçalo Ribeiro Telles.
Da autoria de Gil Andrade e Júlio César, em colaboração de mais 8 jovens, este é um evento criado e organizado pelos alunos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, reunindo gastronomia, cultura e formação num só espaço.
O recinto estará aberto nos dias 2 e 3 de outubro, das 17h00 às 21h00, e no dia 4, das 16h00 às 21h00 e contará com um programa variado, com muita animação musical, gastronomia, dança e um concurso gastronómico.
O programa idealizado pelos alunos arranca no dia 2 de outubro, com uma sessão de abertura (17h00), seguindo-se a atuação da IsmaTUNA, a Tuna Académica Mista do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (17h20). Mais tarde, sobem ao palco, os talentos da School of Rock Portimão (18h30), e a fadista Luana Velasquez, acompanhada por dois guitarristas (20h10).
Na sexta-feira, dia 3, a animação musical será da responsabilidade do DJ Martin (17h30) e DJ Cantelli (18h40), enquanto no sábado, dia 4, o palco ficará reservado à atuação de jovens talentos (16h10) e aos alunos da School of Rock Portimão (19h20).
Durante os três dias, o programa vai ser complementado por apresentações de dança e performances que celebram a diversidade cultural. Haverá, porém, muito mais para visitar no recinto, sendo criada uma zona de “comes e bebes” em colaboração com restaurantes locais como a “Pinseria La Romana” e “Bentos Best Food”, entre outros, para além de uma área dedicada a expositores.
No âmbito deste evento, na vertente gastronómica, ganha ainda destaque a dinamização do concurso “Chef Jovem de Portimão”, inspirado no formato “MasterChef” e direcionado para participantes com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos. A iniciativa realiza-se na sexta-feira, 3 de outubro (17h15 às 20h15), na cozinha da EB 2,3 José Buísel. As inscrições são gratuitas e estão a decorrer, até dia 28 de setembro, podendo ser efetuadas através do seguinte endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9XnoUhesA84e1yv_Ox7GLjAaPO8zrwqKhAVbHV1z7eow2_A/viewform
A Suprime – Feira Cultural e Gastronómica é, segundo os seus criadores, um evento que “tem como principal objetivo promover a educação alimentar, a cultura e a sustentabilidade, reforçando o papel ativo dos jovens na construção da comunidade”.
Outros projetos do OPJ Portimão 2024-25 estão em fase de execução
Na primeira edição, lançada em agosto de 2024, e ainda em período de execução, foram submetidas 71 propostas, das quais 23 foram avaliadas como elegíveis e 48 foram consideradas não elegíveis.
Durante a votação, cada jovem votante elegeu até três projetos que considerou mais importantes. As quatro propostas mais votadas venceram o OPJ 2024-25, cujo anúncio decorreu durante o Março Jovem 2025, na cerimónia onde o Município de Portimão deu também a conhecer a reconversão do Lugar do Rio num espaço dedicado aos jovens.
O projeto mais votado, a Suprime – Feira Cultural e Gastronómica, será concretizado já esta semana, mas os restantes três projetos eleitos pelos jovens também estão na fase de execução.
São exemplo, o Portimão Parkour Park apresentado por Sara Ribeiro, Lourenço Vidal, Tiago Jorge, Martim Pacheco, Lucas Ramalho e Lucas Phelan. Em breve, serão instalados módulos, que permitem a prática desta atividade em segurança, numa zona adjacente ao Lugar do Rio, no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.
No mesmo âmbito, Pedro Bica e Inês Bica sugeriram o projeto “Famílias em Movimento”, que se traduz na realização de um evento desportivo duas vezes por mês, no qual as famílias participam em atividades acessíveis e divertidas, com tarefas adaptadas às diferentes capacidades físicas dos participantes, promovendo a inclusão.
O quarto projeto mais votado, candidatado por Lucas Pinheiro, Quevin Cabral, Francisco Barros e Tiago Domingos, foi a aquisição e instalação de dez bebedouros em praças e parques de convívio e lazer. Os equipamentos, cujo modelo já foi escolhido pelos jovens, têm a particularidade de serem acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, permitirem encher garrafas e integrarem um sistema para disponibilizar água aos animais de companhia.
Apresentação de propostas para OPJ 2025-26 arranca no dia 1 de outubro
A fase que permite aos interessados elaborarem e apresentarem propostas por via eletrónica relativas ao desafio lançado pelo Orçamento Participativo Jovem Portimão 2025-26, arrancam já no próximo dia 1 de outubro. Nesta segunda edição do OPJ, o Município de Portimão volta a disponibilizar 100.000 euros, destinados a financiar as quatro propostas mais votadas, num montante máximo de 25.000 euros cada.
Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, defende que a iniciativa “marca um passo significativo no incentivo e no fortalecimento do envolvimento dos jovens na construção de um futuro melhor para a comunidade”.
Naquela que é uma aposta estratégica do Município para incentivar os jovens a participar na vida em sociedade, incluindo-os no processo de decisão local, esta iniciativa, segundo o autarca, introduz “o conceito de democracia e representa uma forte mais-valia, porque a juventude tem um papel cada vez mais vital nas decisões que moldam a nossa sociedade” e possui características como dinamismo, criatividade e espírito inovador que são pontos fortes para melhorar a vida em comunidade.
Recorde-se ainda que esta segunda edição do OPJ, com moldes semelhantes aos da primeira, podem participar jovens dos 12 aos 30 anos, através da apresentação de projetos que incidam em áreas temáticas tão distintas como a cultura, o lazer e desporto, o acesso à habitação, a saúde e comportamentos de risco, a educação, a formação e abandono escolar, o emprego, empreendedorismo, inovação e turismo, ou outros assuntos de reconhecido interesse público.
Assim, entre 1 de outubro e 7 de novembro, serão promovidos encontros que pretendem apoiar a elaboração e submissão das propostas. A partir desta data, e até 27 de fevereiro de 2026, a Comissão de Análise Técnica das Propostas efetuará uma primeira avaliação para selecionar as candidaturas elegíveis, apresentando essa listagem ao público e abrindo um período para reclamações.
Numa fase posterior, entre 1 e 22 de março de 2026, terá lugar a votação das propostas pela população jovem, estando a apresentação pública dos resultados agendada para 31 de março de 2026, integrada na programação do Março Jovem. Os projetos vencedores serão depois executados entre maio desse ano e abril de 2027.
O OPJ assenta num modelo de participação de carácter deliberativo e foi pensado no sentido de contribuir para a implementação do Plano Municipal da Juventude de Portimão (Estratégia Local para a Juventude 2020-2030), ao nível das suas dimensões estratégicas, abrangendo as três freguesias do concelho como áreas de atuação.
Esta ferramenta de participação cívica será implementada em parceria com a plataforma digital MyPolis, e as candidaturas vão poder ser submetidas por via eletrónica na plataforma em mypolis.eu, através da comunidade “OPJ Portimão 2025-2026”. A votação, numa fase posterior, decorrerá através da mesma plataforma.
Esclarecimentos adicionais vão poder ser obtidos junto da Divisão de Desporto e Juventude do Município de Portimão, quer por correio eletrónico (juventude@cm-portimao.pt), quer pelos seguintes contactos telefónicos 282 470 797 ou 282 248 519 ou por consulta online no endereço mypolis.eu.