Ambiente

Município de São Brás de Alportel avança com novas medidas para reforço da gestão de resíduos urbanos

O concelho de São Brás de Alportel vai beneficiar de um conjunto de medidas para a melhoria na área da gestão dos resíduos urbanos para os quais a Câmara Municipal viu aprovada uma candidatura na ordem do 1 milhão e 470 mil euros ao Programa Operacional Algarve 2030.

Melhorar a recolha seletiva, promover a separação de resíduos na origem, aumentar a reciclagem e reforçar a sensibilização ambiental junto da população são objetivos deste projeto cujas ações abrangem tanto o setor doméstico como a restauração e o espaço público. 

Entre as iniciativas previstas está a instalação de dez ecopontos subterrâneos, que permitirão aumentar a capacidade de deposição seletiva, facilitar o acesso da população à reciclagem e reduzir o volume de resíduos com destino a aterro. Está também contemplada neste projeto a aquisição de uma viatura para recolha porta-a-porta em zonas residenciais de difícil acesso.

No que respeita aos biorresíduos, será implementado um sistema de recolha seletiva com contentores de proximidade na zona urbana, constituindo a segunda fase do processo em curso, destinada ao setor doméstico, com recurso ao modelo PAYT (Pay-As-You-Throw/ Sistema de pagamento em função da quantidade de resíduos produzidos), que permitirá o controlo de acesso e a identificação dos utilizadores. Esta medida será acompanhada de uma campanha de sensibilização específica para o público em geral, complementando a campanha e a recolha que já estão em curso junto do setor da restauração onde a recolha de biorresíduos desde início em junho do corrente ano.

Está ainda prevista a aquisição de uma viatura para a recolha seletiva de resíduos verdes, o reforço da rede de oleões com mais oito unidades, bem como a edição de um guia informativo para promover boas práticas na separação de resíduos. As medidas incluem ainda ações de sensibilização junto da comunidade escolar, com o objetivo de fomentar hábitos sustentáveis desde os primeiros anos de escolaridade.

O valor global das medidas ascende a 1.465.078,17 euros, com 60% do montante cofinanciado pelo Programa Operacional Algarve 2030, no âmbito do Aviso n.º 2024-59, totalizando 879.046,90 euros de apoio comunitário.

Estas ações integram-se no Plano de Ação Municipal para os Resíduos Urbanos, em linha com os objetivos do PERSU 2030 – Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, e do SGRU – Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais e europeias em matéria de sustentabilidade e circularidade.