Lagos: Foram aprovados apoios ao setor solidário
Santa Casa da Misericórdia de Lagos (SCML) e Associação de Dadores de Sangue do Barlavento (ADSBA) são as entidades beneficiárias dos apoios financeiros aprovados na última reunião do executivo municipal lacobrigense, realizada no dia 6 de agosto.
O subsídio mais expressivo, no valor de cerca de 550 mil euros, foi para a SCML, destinando-se o mesmo a apoiar a atividade desta instituição de solidariedade social na prestação de serviços e cuidados à população idosa, às famílias, à infância e à comunidade. O projeto de ampliação do Lar Rainha D. Leonor, tendo em vista a criação de 20 a 30 novas vagas, a manutenção e conservação de edifícios, instalações e equipamentos, assim como a aquisição de quatro novas viaturas, duas para transporte de utentes dependentes e outras duas para o transporte de doentes não urgentes, são as áreas consideradas prioritárias para aplicação destas verbas. Fundada em 1498, a SCML gere, atualmente, sete Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), dois Serviços de Apoio Domiciliário (SAD), sete Centros de Dia, o Centro Infantil de Odiáxere (Creche e Educação Pré-Escolar) e a Cantina Social, dando diariamente resposta a mais de 650 pessoas.
Na mesma reunião foi igualmente aprovada a atribuição de um subsídio de cerca de 1 100 euros à Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio (ADSBA), o qual visa apoiar as ações de sensibilização e de colheita para incentivo à dádiva de sangue na região e, em particular, no concelho de Lagos. Um trabalho de persistência que tem dado os seus resultados, a avaliar pelos números divulgados pela própria associação, segundo os quais o total de dadores inscritos em 2024 atingiu os 4 203 (contra os 3 287 de 2023), traduzindo-se na adesão de 916 novos dadores (mais 27,86%), o que permitiu recolher 3 973 unidades de sangue (contra as 3 127 do ano anterior).