Exposição ao Ar Livre LAGOA (I)MATERIALIDADES: Rancho do Calvário – 60 Anos de História, Cultura e Tradição
Em abril de 2025, a coletividade Rancho Folclórico do Calvário assinalou 61 anos de existência, celebrando mais de seis décadas de dedicação à preservação e divulgação das tradições algarvias e, por extensão, da cultura popular portuguesa. Fundado na sequência de uma “cegada” carnavalesca, com o apoio da autarquia lagoense então presidida por Luís António dos Santos, o grupo realizou a sua primeira atuação a 18 de abril de 1964, no Salão de Festas da Sociedade Irmãos Unidos, na Mexilhoeira da Carregação.
Para assinalar esta efeméride, será inaugurada, a 22 de agosto de 2025, no âmbito da 44.ª FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, a exposição ao ar livre LAGOA (I)MATERIALIDADES: Rancho do Calvário – 60 Anos de História, Cultura e Tradição (1964-2024). Esta mostra reúne os resultados do projeto de investigação histórica desenvolvido por Liliana Caldeira, mestre em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (FCSH-UNL), com base em documentos produzidos ou reunidos pelo Rancho do Calvário, artigos da imprensa local e regional, e testemunhos orais de antigos e atuais membros da coletividade.
O estudo, apresentado em maio e agora divulgado em formato expositivo, lança novas luzes sobre momentos-chave da história do Rancho Folclórico do Calvário, evidenciando as continuidades e transformações vividas ao longo de mais de seis décadas de atividade. Através de textos, fotografias e outros registos visuais, esta exposição dá a conhecer o percurso de um grupo etnográfico que, desde 1964, tem representado Portugal em festivais nacionais e internacionais, tendo sido reconhecido, em 1993, como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
A exposição, que pode ser visitada no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa até 31 de agosto de 2025, e no Recinto de Festas do Calvário de 8 de setembro a 8 de dezembro de 2025, convida a celebrar e conhecer a história de um dos mais emblemáticos grupos culturais do concelho de Lagoa.
A abertura da exposição acontece no dia 22 de agosto, pelas 20h00, no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, no âmbito da 44ª edição da FATACIL e, no dia 24 de agosto, terá lugar no mesmo local, pelas 21h00, uma visita guiada pela exposição.