Cultura

Blasted Mechanism, Chico da Tina ou Bateu Matou juntam-se aos The Gift e Carolina Deslandes na noite branca

A tradição mantém-se: quando faltam precisamente 24 horas para o arranque da Noite Branca Algarve Loulé 2025, a organização anuncia o programa de animação do evento que ostenta a designação de “a festa oficial de despedida do verão na região algarvia”. 

No centro da cidade de Loulé vão estar 20 pontos de animação, num perímetro que se estende entre o Largo do Tribunal e o Largo de S. Francisco, passando por artérias como a Avenida José da Costa Mealha, Praça da República e Avenida Marçal Pacheco, e por edifícios emblemáticos como o Mercado Municipal, os Paços do Concelho e o Castelo.

The Gift e Carolina Deslandes – que eram as únicas confirmações até ao momento – vão atuar no palco maior do recinto, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, que terá como espetáculo de encerramento uma atuação do Deejay Kamala. Um dos principais nomes da música eletrónica portuguesa, tem sido responsável pela animação do Estádio da Luz, mas desta vez vai trocar os espectadores vestidos de vermelho por uma plateia pintada de branco. 

Na Praça Afonso III/Chafariz também não faltam propostas musicais de excelência: Chico da Tina, o rapper em ascensão que combina, de forma irreverente e divertida, hip-hop e trap com regionalismos e temáticas tradicionais minhotas, com estreia em Loulé nesta Noite Branca; Blasted Mechanism, banda uma imagem de marca muito própria, que funde rock alternativo com eletrónica e influências étnicas; e o conhecido animador da Rádio Comercial, Wilson Honrado, um regresso a este evento.

No Largo Gago Coutinho, a célebre escultura do holandês Jits Baker “Gente Feliz Dançando ao Sol” vai ter uma companhia de peso nesta noite. Os Bateu Matou, grupo de Ivo Costa (músico de Sara Tavares), Joaquim Albergaria (Paus) e Riot (Buraka Som Sistema), trazem um concerto especial em formato 360° em torno desta rotunda, que se prevê venha a ser um dos momentos mais surpreendentes do programa.

Moulinex é já bem conhecido dos louletanos e junta-se, uma vez mais, ao alinhamento musical da Noite Branca com o projeto MXGPU – Moulinex e GPU Panic. Um espetáculo a não perder, na Avenida 25 de Abril, junto à praça de táxis.

Os Djs vão estar em força em cada canto e recanto deste recinto, dos nacionais como Kamala, passando pelos locais como Christian F e DJ Rodriguez. Também eles serão protagonistas de momentos inusitados e especiais, destacando-se, por exemplo, o espetáculo que irá juntar, na Cerca do Convento, o farense Bubba Brothers à Orquestra do Algarve e alguns convidados como Rui Pragal da Cunha (ex-Heróis do Mar) ou o guitarrista Ricardo Martins.

Quem preferir usufruir de momentos musicais de uma forma mais intimista e solitária poderá passar pela Avenida José da Costa Mealha onde irá localizar-se a “Silent Party” (festa silenciosa). Esta iniciativa vai permitir que os participantes dancem e se divirtam ao som de música que é transmitida por fones entregues ao espectador, em que este poderá escolher a sua própria música.

Centenas de animadores vão andar pelas ruas, protagonizando momentos únicos e inesperados, e estarão em constante interação com os transeuntes que nesta noite serão a própria plateia. Também a decoração de todo o espaço, cujos pormenores estão a ser finalizados, marcará o espírito desta festa. O branco com apontamentos como flores, borboletas, figuras mitológicas e muitas luzes, dão vida ao espaço urbano que, no dia a dia, vive a agitação do trânsito e da agitação.

Dança, música, teatro, multimédia, novo circo são ingredientes das dezenas de momentos artísticos preparados para esta noite, muitos deles feitos com a prata da casa. É o caso da Satori, cujos elementos estão habituados a “lidar” com o fogo, dos prodigiosos percussionistas dos Rhakatta e do verdadeiro “animal de palco” Mákina de Cena, o grupo de teatro de Loulé que apresentará um espetáculo multidisciplinar.

Os grupos de ginástica e de dança da cidade como o Louletano, a APAGL, o Contemporâneo Fusion ou a ADA juntam-se a este programa para apresentar os seus esquemas ousados, trocando os praticáveis do Pavilhão pela rua.

A Noite Branca tem início pelas 20h03, hora do pôr do sol, e arranca com o espetáculo de abertura no Largo Gago Coutinho, a performance de música e dança do grupo Black Diamonds, vindos diretamente da Suíça para Loulé, e que foram finalistas do Portugal Got Talent 2025.

Glamour, alegria, boa disposição e descontração são palavras de ordem nesta noite em que a cidade de Loulé se transforma num palco de sonhos e em que o espaço público é vivido intensamente. Para ajudar à festa, a organização lança o convite para que os visitantes se vistam de branco.

Para poder usufruir deste evento sem preocupações, a organização disponibiliza, a partir das 19h00 e até às 04h00, transporte gratuito (minibus “Go White”) entre o Mar Shopping e a cidade de Loulé (em frente à Escola Secundária, Avenida Laginha Serafim), com partidas a cada 15 minutos.