Cultura

Arte volta a sair à rua no Centro Histórico de São Brás de Alportel

São Brás de Alportel prepara a edição de 2025 do “Calçadas”, a noite mágica que acontece já no próximo dia 14 de agosto. A partir das 20h30, as ruas de calçada ganham nova vida com diversas manifestações artísticas e culturais, distribuídas por vários palcos e espaços emblemáticos da vila. Ao longo da noite, será possível assistir a espetáculos de dança, música, contadores de histórias e performances ao vivo, com a participação de artistas locais e convidados.

No próximo dia 14 de agosto, não faltam motivos para percorrer as ruas típicas, de chão tapetado a calçada, do coração da vila são-brasense. Diversos palcos serão ocupados por artistas que proporcionarão as mais diversas experiências aos visitantes.

Programação 

A programação cultural começa pelas 20h30 no Palco “Adro da Igreja”, dedicado às artes do movimento com a apresentação da Escola Municipal de Dança – Contemporâneo Fusion. Seguir-se-ão os ritmos do projeto de hip hop  “Urban Xpressio”, os movimentos da Escola de Dança Contemporânea de Cátia Sancho; Raqs Tahira e ainda o projeto Recanto.

“Silêncio que se vai cantar o fado!” Assim abre portas, pelas 21h00, o Palco Praça Velha, com Adriana Marques e Luís Manhita. Pela 22h00, sobem a palco os Moços do Mira.

Já no Palco Vila Adentro a música será outra, com os Little Orange Trio a iniciar a sua performance pelas 21h30, e com o Tributo a António Variações às 23h30. Por sua vez, no Palco À Do Calçadas, é a Academia de música “Rock On”, quem dá cartas com o talento dos jovens são-brasenses, a apresentar-se pelas 22h30. O final da noite reserva um serão animado pelo Dj Rodrigo PT. 

Para os mais pequenos e para as suas famílias, pelas 21h30 e 22h30, o Palco Biblioteca convida a assistir a duas sessões da Hora do Conto, com Sofia Maúl.

Para manter a tradição, quando tocam as 12 badaladas mágicas, à meia noite em ponto, chegam Histórias de Arrepiar, ao Palco Calçadinha, com Fernando Guerreiro e Maria José Carocinho.  

Outras atividades 

Ao longo do percurso, os visitantes poderão contactar com artistas a trabalhar ao vivo, provar produtos locais, apreciar o artesanato da região e visitar as exposições patentes na Biblioteca Municipal, no Centro de Artes e Ofícios e na Casa do Artesão.

O humorista Luís Brito também marcará presença pelas ruas, num ambiente descontraído e de proximidade com o público.

Concurso “A Janela Mais Bonita” 

Está ainda a decorrer o concurso “A Janela Mais Bonita”, que convida os moradores e comerciantes da zona histórica a decorar as suas janelas, contribuindo para a envolvência visual do evento. A participação é gratuita, bastando inscrição, através do email: cultura@cm-sbras.pt. 

Os participantes habilitam-se a ganhar um jantar para duas pessoas num restaurante local e a ver a sua janela na capa da agenda municipal.

A iniciativa “Calçadas – a Arte sai à Rua” insere-se no Plano de Revitalização do Centro Histórico, com organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Comissão Organizadora Calçadas, composta por elementos da comunidade.