Alunos são-brasenses distinguidos no Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” recebem louvor do Município
O executivo municipal entregou no passado dia 12 de agosto, um voto de louvor aos alunos são-brasenses que este ano se distinguiram no Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto” que por mais um ano consecutivo foi dinamizado pelo Instituto Português do Deposto e da Juventude (IPDJ).
Os jovens Lara Serra, Abstiviandra Ngandi e Tomás Pereira destacaram-se pelo seu mérito, talento e profundo sentido dos valores humanistas, alcançando os três primeiros lugares na fase regional da iniciativa.
O concurso, inserido no Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), visa estimular a reflexão e a produção de textos literários sobre a ética no desporto, envolvendo alunos do ensino secundário e profissional, de norte a sul do país e das regiões autónomas.
Esta é uma parceria entre o IPDJ, o jornal A Bola, a Direção-Geral da Educação, a Fundação do Desporto, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, o Panathlon Clube de Lisboa e as Direções Regionais do Desporto dos Açores e da Madeira.
Com uma primeira fase de apuramento regional e uma fase final nacional, os trabalhos distinguidos pelo júri regional do Algarve garantiram passagem à fase nacional. Os três primeiros classificados pertencem à Escola Secundária José Belchior Viegas, e estiveram sob coordenação do professor Rui Bernardo, e obtiveram a seguinte classificação:
1.º lugar – “A Tua Última Vitória”, da autoria de Lara Rita Cardeiras Serra
2.º lugar – “O Retorno à Origem: a resgatar o espírito do desporto”, da autoria de Abstiviandra Teresa Isabel Ngandi
3.º lugar – “Sangue, Suor e Lágrimas”, da autoria de Tomás Filipe Lopes Peneiras Pereira
Estes jovens distinguiram-se pela qualidade literária, criatividade e inovação dos seus textos, constituindo um verdadeiro exemplo de cidadania ética e responsabilidade social para toda a comunidade escolar e local.
O voto de louvor agora entregue é um sinal de reconhecimento pelo notável desempenho e pelo orgulho que estes jovens suscitam na comunidade e reflete o compromisso de São Brás de Alportel com a promoção da educação, da cultura e dos valores do desporto, reforçando o orgulho num concelho que acredita e investe nas novas gerações.