Atualidade

Sanatório de São Brás de Alportel em processo de classificação, por iniciativa da CCDR ALGARVE

O Edifício do Sanatório de São Brás de Alportel está em vias de classificação como património de interesse público, por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P., através da Unidade de Cultura, e em articulação com o Município de São Brás de Alportel, segue agora para apreciação e decisão final do Património Cultural, I.P.

Com este iniciativa, pretende-se reconhecer a importância histórica, arquitetónica e social deste edifício singular, cuja memória está profundamente ligada à luta contra a tuberculose no século XX.

Construído nas primeiras décadas do século passado, a 8 de setembro de 1918, por iniciativa do médico Carlos Vasconcelos Porto, uma figura de referência nacional na luta contra a tuberculose e na organização dos serviços de saúde ferroviários em Portugal, o Sanatório representou uma resposta inovadora no contexto da saúde pública em Portugal, refletindo as orientações terapêuticas da época. O edifício destaca-se pela sua arquitetura funcionalista, pela integração paisagística e pela importância simbólica para a população local e regional.

A CCDR ALGARVE, através da sua Unidade de Cultura, sublinha que “a classificação do Sanatório de São Brás de Alportel é um passo  para garantir a preservação de um património que representa não só um marco na história da saúde na região , mas também um exemplo da arquitetura sanitária modernista no Sul do país”.

No âmbito da sua missão está a CCDR ALGARVE, através da Unidade de Cultura e em articulação com os Municípios, empenhada em integrar este processo numa estratégia mais ampla de valorização do património local, considerando o Edifício do Sanatório um elemento central na memória coletiva e na identidade territorial da região serrana algarvia.