Desporto

Piloto do Algarve José Pedro Pinto conquista novo pódio no Campeonato de Portugal de Karting Júnior

Com apenas 12 anos, José Pedro Pinto continua em destaque na sua época de estreia na categoria Júnior do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, conseguindo o terceiro pódio da temporada, desta vez no Kartódromo Internacional de Palmela (3.º lugar). Acidente no sábado, após toque de outro piloto, obrigou o jovem algarvio e a equipa FCK Motorsport a uma grande recuperação.

Vencedor da emblemática Taça de Portugal da categoria X30 Mini em 2024, José Pedro Pinto transitou este ano para a categoria acima, a X30 Júnior, e continua a impressionar num pelotão com adversários bem mais experientes. O jovem piloto natural de Quarteira competiu pela primeira vez na pista de Palmela, no passado fim de semana, durante a terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota. Depois de ter sido o 2.º mais rápido em pista nos treinos livres de sábado, rodou sempre no top 5 tanto nos treinos cronometrados como na manga de qualificação, um andamento que abria boas perspetivas para a primeira Final em Palmela. Contudo, logo no arranque da corrida de sábado, o toque de um adversário levou o kart de José Pedro Pinto a levantar voo e a embater com violência no chão, obrigando o jovem piloto de 12 anos a abandonar.

Com bastantes danos no chassis, a equipa FCK Motorsport fez um trabalho notável e recuperou o kart para a prova de domingo, onde José Pedro Pinto pôde demonstrar a sua rapidez. Foi 4.º classificado na manga de qualificação e depois esteve ainda melhor na Final, onde subiu até ao 3.º lugar, conseguindo novo pódio (o terceiro) na época de estreia na Júnior.

“O pódio no domingo foi a melhor forma de terminar um fim de semana duro e onde a minha equipa FCK Motorsport fez um excelente trabalho, tanto em termos de afinação do kart, como depois a recuperar o chassis após o acidente no sábado. O meu obrigado a toda a equipa. Estivemos rápidos e consistentes e podíamos ter saído daqui com mais dois pódios, embora eu esteja a competir com pilotos mais velhos e experientes. Com este resultado subimos ao 3.º lugar do campeonato, o que é muito bom para o meu primeiro ano na Júnior”, afirmou o promissor piloto algarvio, que na abertura da época, em Viana do Castelo, já tinha conseguido uma pole-position e a vitória numa manga de qualificação.