Reclamações sobre a AIMA disparam 37% no primeiro quadrimestre
Aumentou 37% o número de reclamações dirigidas à AIMA no primeiro quadrimestre de 2025. O atraso na entrega de documentos e processos continua a ser o principal problema da agência, denunciado em 37,2% dos casos. Segue-se a dificuldade de agendamento, que soma 30,7% das reclamações. ‘Insatisfatório’ é o índice de satisfação do organismo que está pontuado em 17,8 pontos em 100. Os dados são do Portal da Queixa.
Nos primeiros quatro meses de 2025, o Portal da Queixa recebeu um total de 593 reclamações dirigidas à Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o que representa um aumento na ordem dos 37% em comparação com o último quadrimestre de 2024, quando foram registadas 432 queixas. Até ao dia 12 de maio, já foram contabilizadas na plataforma 100 reclamações.
Os principais motivos das reclamações registadas entre janeiro e abril deste ano, estão relacionados com a demora nos processos e dificuldades de contacto, que somam 67,93% do total de ocorrências.
Em detalhe, os atrasos na entrega de documentos e processos (incluindo atrasos na emissão de cartões de residência e vistos), geraram 37,23% das queixas e as dificuldades de agendamento ou contato (como falta de resposta a e-mails e informações incorretas), recolheram 30,7%.
Outros motivos incluem documentação incorreta ou pendente (12,61%), problemas de atendimento ao cliente (6,23%) e falhas técnicas ou operacionais (5,62%).
Na reclamação dirigida à AIMA, Gabriela reporta: “Fiz a minha entrevista para obter o cartão de residência no dia 03/10/2024 e até hoje não obtive nenhuma resposta da AIMA. Eles dizem que são 90 dias pra chegar o cartão e até hoje o meu nada.”
A página da AIMA no Portal da Queixa é reveladora da baixa performance do organismo na resposta aos problemas que lhe são reportados. Atualmente, apresenta um índice de satisfação pontuado em 17.8 em 100, regista uma taxa de resposta de 13.3% e uma taxa de solução de 14.9%.