EconomiaNacional

Banco Europeu de investimento apoia reabilitação de escolas públicas em Portugal com financiamento de 300 milhões de EUR

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um acordo de financiamento no valor de 300  milhões de EUR com a República Portuguesa para cofinanciar o Programa de Recuperação e Reabilitação de Escolas, que prevê a modernização de centenas de estabelecimentos de ensino público por todo o país. O contrato foi assinado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP).

Esta operação, uma das mais relevantes em termos de investimento público em educação das últimas décadas, contribui diretamente para as prioridades europeias de infraestrutura social, coesão, ação climática e desenvolvimento sustentável.

Estes verbas  permitem atualizar, para pelo menos 499, o número de estabelecimentos de ensino que se podem candidatar a intervenções para obras de requalificação, de ampliação ou para construção de novas escolas, nas quais se pretende garantir ambientes de aprendizagem mais modernos, seguros, inclusivos e energeticamente eficientes. 

A modernização das escolas contribuirá para uma melhoria significativa das condições de ensino e aprendizagem, promovendo também uma redução nas emissões de gases com efeito de estufa graças à melhoria da eficiência energética dos edifícios. 

O projeto contribui para os objetivos do BEI em matéria de Ação Climática e Sustentabilidade Ambiental e para os objetivos de coesão económica e social. Este programa beneficia igualmente de apoio adicional através de instrumentos de financiamento nacionais e europeus.