O período da Páscoa traz consigo um conjunto de rituais e tradições, celebradas há vários séculos pelo mundo inteiro. É neste período que as famílias se juntam para assinalar o final do período de penitência, e enchem as mesas de iguarias tradicionais. Em Albufeira, está previsto um conjunto de iniciativas para assinalar a data, em vários pontos do concelho.
As festividades nas Paróquias do concelho iniciam já no próximo dia 6 de abril. A Eucaristia e Procissão de Senhor Jesus dos Passos tem início previsto para as 16h00, na Igreja Matriz de Paderne. O trajeto percorrido por Jesus Cristo até ao local da Crucificação é também assinalado com uma Eucaristia na Igreja de São José, em Ferreiras, às 9h00.
No Domingo de Ramos, que este ano se assinala no dia 13 de abril, a Paróquia da Guia promove uma procissão com saída da Igreja Matriz, a partir das 10h30. As cerimónias de Bênção dos Ramos assinalam-se também às 9h30 na Igreja Matriz de Paderne, e às 15h30 na Igreja de São José, em Ferreiras, para onde está ainda agendada a cerimónia de Via Sacra, para as 21h00 de 14 de abril.
Na Quinta-Feira Santa (17), o fim da Quaresma assinala-se com a celebração da Última Ceia na Igreja Matriz da Guia, às 16h00, e com Eucaristias agendadas para as 18h30 na Igreja Matriz de Paderne, e para as 21h30 na Igreja de São José. A partir das 21h00, está também agendada a Procissão dos Painéis da Santa Casa da Misericórdia, com saída da Capela da Misericórdia de Albufeira.
No dia seguinte, as comemorações de Sexta-Feira Santa começam a partir das 15h00, com a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, na Igreja Matriz da Guia. Segue-se a Adoração da Cruz, na Igreja de São José, às 18h00, e a Adoração da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor, a partir das 21h00, na Igreja Matriz de Paderne. Às 17h00, a Procissão da Paixão do Senhor regressa ao centro histórico.
No Domingo de Páscoa, a celebração da Ressurreição de Cristo assinala-se com Eucaristias na Igreja Matriz de Paderne (10h00), na Igreja Matriz da Guia (10h30) e na Igreja de São José (16h00).
No mesmo dia, destaque também para a celebração da gastronomia da época. O Pavilhão Polidesportivo da Guia volta a acolher a Prova do Folar gigante. A iniciativa realiza-se pela 21.ª vez, e promete juntar várias centenas de pessoas, à volta de uma mesa que em 2024 recebeu um bolo de 250kg. Durante o evento, decorre também uma Mostra de Artesanato, numa tarde com animação a cargo do grupo José Praia e Áqua Viva.
Alguns dias antes, a 12 e 13 de abril, Paderne recebe a XVIII Mostra do Folar. O Largo João Campos é o local escolhido para o evento organizado pela Junta de Freguesia, com o apoio do Município. A iniciativa reúne artesãos e doceiros locais, e conta com uma programação que inclui um concerto no âmbito da Gala do Acordeão.