Vinhos de Trás-os-Montes mostram-se no Algarve
O Trás-os-Montes em Prova, um evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), chega ao Algarve, pela primeira vez, a 5 de abril. São mais de 100 referências de 17 produtores transmontanos para provar, das 15h00 às 20h00, no hotel Tivoli Marina Vilamoura.
A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) acaba de anunciar a primeira edição do Trás-os-Montes em Prova no Algarve. O evento acontece no dia 5 de abril, das 15h00 às 20h00, no hotel Tivoli Marina Vilamoura. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer e a provar, em exclusivo, o que de melhor se produz nesta região vitivinícola rica e diversificada, onde nascem tintos elegantes e encorpados e brancos frescos e aromáticos.
Pela primeira vez, os vinhos de Trás-os-Montes vão viajar até ao Algarve, uma oportunidade única para profissionais da distribuição, canal HORECA, jornalistas, sommeliers e público em geral saberem mais acerca dos vinhos desta região, já conhecidos pelo seu ADN, autenticidade e caráter único.
Os bilhetes custam 10 euros e vão estar disponíveis para compra no local do evento. Cada visitante poderá, durante toda a tarde, provar mais de 100 referências de vinho, apresentadas por 17 produtores distintos, que refletem a essência do terroir montanhoso onde nascem, assim como o clima típico transmontano.
Ana Alves, presidente da CVRTM, esclarece que: “Esta já era uma vontade antiga e, este ano, decidimos avançar e desafiar os produtores de Trás-os-Montes a rumarem até ao sul, para dar a conhecer os seus melhores vinhos. Foi desta forma que nasceu a primeira edição do evento Trás-os-Montes em Prova no Algarve, um mercado aliciante e em crescimento, onde a expressão dos vinhos de Trás-os-Montes é ainda reduzida.” E acrescenta: ”Temos a expetativa de que este evento seja bem acolhido por todos os algarvios, já que é uma oportunidade incrível para conhecer e degustar os vinhos de Trás-os-Montes com vistas para o oceano.”
O evento contará com a presença de 17 produtores, uma autêntica montra que vai das castas autóctones em novas plantações às vinhas velhas com bem mais de um século; dos processos tradicionais de produção, como os vinhos de lagares rupestres e o vinho dos mortos, à inovação do uso da flor de castanheiro; da doçura das nossas colheitas tardias à apresentação de novos espumantes. Este evento promete proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial completa e irresistível, para todos aqueles que gostam de vinho e pretendem saber um pouco mais sobre esta região com séculos de história e com tanto para descobrir.
Produtores em prova:
Casa do Joa
Casa José Pedro
Encostas de Sonim
Flandório
Ninho da Pita
Palmeirim D’Inglaterra
Parapente
Quinta das Corriças
Quinta de Arcossó
Quinta do Salvante
Quinta Recomeço
Quinta Serra d’Oura
Quinta Vale dos Montes
Terras de Mogadouro
Villela Seca
Vinho dos Mortos
Vinhos Mont’alegre