No dia 29 de Março irá acontecer um eclipse solar parcial.
Os três Centros da rede “Ciência Viva” no Algarve — Centro Ciência Viva de Lagos, Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Tavira — convidam o público a vir a três cidades observar o eclipse solar parcial em segurança, que acontecerá no dia 29 de Março entre as 9:30 e as 11:30.
A observação segura desde fenómeno requer cuidados específicos, apesar de ser visível em todo o país. Olhar diretamente para o sol, mesmo durante um eclipse parcial, pode causar danos oculares graves e irreversíveis.
Para garantir uma experiência segura e educativa, os centros de ciência do Algarve irão organizar observações guiadas/acompanhadas em três locais distintos
– Faro: Junto da Marina frente ao Jardim Manuel Bívar
– Lagos: No recinto do Centro Ciência Viva de Lagos
– Tavira: Junto à ponte romana
As observações serão acompanhadas por especialistas que irão explicar o fenómeno, seus perigos e as formas corretas de o observar em segurança.
Estarão disponibilizados equipamentos de observação seguros, como óculos de eclipse certificados, telescópios com filtros solares, ou outros.
A participação é gratuita e aberta a maiores de 6 anos.
Este será o primeiro de um conjunto de eclipse que anualmente serão observáveis no Algarve. Esperamos desta maneira começar a alertar para as formas corretas de observar estes fenómenos.
-
← Previous Rara – residência de artesanato da região dos Açores visita o Loulé criativo para exposição e partilha de conhecimento
- Município de Faro reforça promoção internacional na B-Travel 2025, em Barcelona Next →