Cultura

O teatro municipal de Faro e o plano nacional das artes organizam a 1.ª edição do zoom – encontro de mediação cultural

O ZOOM – Encontro de Mediação Cultural, pretende promover a reflexão em torno da importância da mediação cultural no aprofundamento de práticas participativas nas organizações culturais e realçar o papel dos artistas nas relações entre cultura, comunidade e educação. A primeira edição acontece nos dias 22 e 23 de abril no Teatro das Figuras, em Faro, e integra as comemorações do seu 20.º aniversário.

Mais de duas dezenas de profissionais dos sectores das Artes, Cultura e Educação vão debater sobre os desafios do presente, partilhar fragilidades e traçar os possíveis caminhos da Mediação Cultural.  

O evento tem início no dia 22 de abril, terça-feira, às 14h30 com o painel “Mediação e Democracia Cultural: como pode a Mediação Cultural aprofundar a Democracia?”. Prossegue na quarta-feira, dia 23 de abril, às 9h30 com a palestra “Mediação Cultural e Práticas Participativas: como vemos e cuidamos do nosso km2 cultural?” e retoma, a partir das 15h00, com o painel “Mediação Cultural e Escolas: o que são escolas pólos-culturais”.

Todos os momentos de reflexão serão desencadeados por uma palestra inicial, seguindo-se uma mesa-redonda e um espaço de debate entre os oradores e o público.

O ZOOM destina-se a representantes dos executivos municipais, técnicos de autarquias das áreas da Cultura e Educação, artistas, agentes culturais, professores e alunos do ensino secundário e universitário e a todos os interessados nesta temática. 

A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser efetuada através deste link.

O ZOOM – Encontro de Mediação Cultural é organizado pelo Teatro Municipal de Faro – SM e pelo Plano Nacional das Artes em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, com a Universidade do Algarve e tem o apoio da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve.