Nos dias 14 e 15 de março a Igreja de S. Francisco e a Igreja do Carmo serão o palco de dois concertos protagonizados por grupos de referência no que diz respeito à música barroca.
Marcando o início da Quaresma, a Associação Cultural Música XXI assumiu a produção de um fim de semana dedicado à música Barroca convidando os grupos Quarteto Arabesco e Arte Minima para interpretarem obras dedicadas a este tempo de reflexão e recolhimento.
O Quarteto Arabesco tem-se revelado um agrupamento versátil e multifacetado. Procura uma interpretação autêntica do mais variado repertório, tendo disponível um alargado leque de propostas de concerto. Em instrumentos da época, o Quarteto Arabesco dedica-se à interpretação historicamente informada de música dos períodos Barroco e Clássico.
Para o concerto de Faro o grupo escolheu uma interpretação do Requiem de Mozart recentemente descoberta, nunca editada e interpretada muito poucas vezes. A interpretação do quarteto pretende ser o mais fiel possível à época da sua criação, permitindo deste modo transportar o público para um universo surpreendente.
O grupo Arte Minima, fundado em 2011 por Pedro Sousa Silva, distingue-se pela interpretação autêntica da música portuguesa dos séculos XV, XVI e XVII, com uma abordagem baseada na investigação académica. O seu trabalho é feito diretamente a partir das fontes originais, evitando transcrições modernas, numa procura de recriar as práticas interpretativas renascentistas. O concerto de Faro será dedicado a duas figuras da primeira metade do século XVII, Manuel Rebelo e Estevão Lopes Morago.
Um fim de semana preenchido com música para extasiar os sentidos e apaziguar a alma é o que a Música XXI e a Câmara Municipal de Faro irão oferecer aos amantes da boa música.
Os espectáculos têm início às 21h00 e são de entrada livre.