De 26 a 29 de março, o Município de Albufeira promove o evento “Água que Ensina”, uma iniciativa a realizar no âmbito do Dia Mundial da Água, celebrado anualmente a 22 de março. A iniciativa, organizada pelo Município em colaboração com a empresa Águas do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Centro de Ciência Viva do Algarve e a Associação LUEL, tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar, com destaque para crianças e jovens, bem como a população em geral para a necessidade de reduzir os consumos de água, promover a sua utilização consciente, dar a conhecer a atual situação dos recursos hídricos no país e na região, as medidas de contingência adotadas no âmbito da declaração de seca severa e extrema no país em 2023, onde se incluem todos os municípios algarvios, os resultados alcançados e as medidas infraestruturais a decorrer na região. O evento, de entrada livre, realiza-se no Jardim de Vale Faro, em Albufeira, durante quatro dias, entre as 10h00 e as 18h30, sendo que nos dias 26, 27 e 28 as atividades estão disponíveis para o público em geral a partir das 16h00 e, no dia 29, durante todo o dia.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “a Educação Ambiental, com destaque para a problemática da água é de extrema importância para o país e para a região”. Apesar das chuvas do mês de março, que contribuíram para repor os níveis de armazenamento de água nas barragens, é fundamental continuar a combater o desperdício e a poupar água, um bem finito que é preciso preservar”. José Carlos Rolo reitera “é fundamental alterar comportamentos e sensibilizar as nossas crianças, desde os primeiros anos dos bancos da escola, para que entendam a importância da problemática, sobretudo tendo em atenção os impactos gerados pelas alterações climáticas, daí a importância destas ações”, concluiu.
A iniciativa conta com cerca de 700 crianças e jovens inscritos, de várias escolas públicas e privadas do concelho, de vários níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário, com maior predominância dos alunos que se encontram a frequentar o 1.º ciclo.
O Jardim de Vale Faro irá acolher 8 espaços distintos destinados a diferentes atividades, todas dedicadas à temática da água. No dia 26 de março (quarta-feira), as atividades no Espaço Sononautas Aquáticos têm início com um espetáculo dirigido às escolas. Às 15h00 realiza-se a mesa redonda “Cada Gota Conta”, com a participação de Fátima Catarina, vice-presidente do Turismo do Algarve, que vem falar sobre a “Campanha/Selo Save Water”; Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve, que irá abordar o tema “A importância da Água”; Pedro Coelho da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fará o “Ponto da situação sobre os recursos hídricos, medidas de contingência, resultados obtidos e medidas infraestruturais em curso na região. O programa repete-se nos dias 27, 28 e 29, nos mesmos horários e formato.
No mesmo dia, o Espaço Experimentágua apresenta vários Workshops dinamizados pelo Centro de Ciência Viva do Algarve e a atividade intitulada “De onde vem a água que sai da torneira”, que tem por objetivo sensibilizar os alunos para a importância da água, a sua presença na natureza e o percurso que faz até chegar a nossas casas. Através de um jogo interativo, os alunos têm a oportunidade de representar os vários estados físicos da água, com vista a compreender o comportamento das moléculas nas diferentes fases do ciclo hidrológico. De seguida assistem a uma pequena palestra sobre os principais reservatórios de água do Algarve (albufeiras e aquíferos) e o processo de captação, tratamento e distribuição até às torneiras dos consumidores.
O programa no Espaço Experimentágua prossegue com a atividade dinamizada pelo Centro de Ciência Viva nos dias 27 (quinta-feira), 28 (sexta-feira) e 29 (sábado). No sábado, às 11h30, realiza-se o espetáculo “Planeta Limpo” de Filipe Pinto e, às 14h30, o Atelier de Pintura “O Arco da Aguarela”. Este dia conta, também, com a participação do Agrupamento 714 do Corpo Nacional de Escutas de Albufeira que irá realizar um atelier de atividades escutistas, durante todo o dia. No Espaço Estórias da Água, vão contar-se as estórias “Taleigo Tira-Estórias: Contar as Águas” e “A Gotinha Clarinha”. O cinema vai estar em destaque no Espaço Aquametragem que irá passar curtas de animação, com o objetivo de sensibilizar miúdos e graúdos para a boa utilização e gestão da água. A iniciativa conta também com o Espaço Proteção Civil, onde os mais pequeninos irão realizar jogos de tabuleiro, jogo da memória e jogo da glória, todos realizados sobre a temática da água com a participação dos “Heróis da Proteção Civil”, Valentim e Valentina. Refira-se que o Espaço Escolas é uma zona privilegiada, onde vão decorrer várias mostras de trabalhos realizados pelas escolas de Albufeira, nomeadamente as atividades dinamizadas pelos alunos do 12.º L da EBSA; “Heróis do Ambiente” 2.º TAE – ESA, e a Exposição de Trabalhos dos alunos da EB2,3 Martim Fernandes completada com experiências com água. No Espaço Palco, os alunos da Associação LUEL e o artista albufeirense Mateus Verde irão protagonizar vários momentos de animação. Há, ainda, a destacar o Espaço Brincar, dotado de insufláveis; piscina de bolas e surf com monitor; pinturas faciais; modelagem de balões; jogo tipo roda da sorte com perguntas e brindes; jogos no chão com tapetes e dados sobre a temática da água e muita alegria e diversão com as mascotes Valentim e Valentina (Proteção Civil); ELVI (Escola de Trânsito de Albufeira) e Kiko (Projeto SER).
Destaque-se também a participação do Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira que irá marcar presença com alguns dos amiguinhos de quatro patas disponíveis para adoção.
A vereadora Cláudia Guedelha, responsável pelo pelouro da água sublinha que “Albufeira é um concelho classificado nos rankings da Entidade Reguladora dos serviços de Água e Resíduos (ERSAR) com água de qualidade excelente para consumo humano, pelo que todas as pessoas podem beber água diretamente das torneiras, daí o espaço do evento estar dotado de torneiras ligadas à rede, montadas numa estrutura da Águas do Algarve, para que todos os participantes possam beber com segurança”.