Saúde

Município de Albufeira realiza workshops sobre bem-estar e saúde mental dos jovens

O Município de Albufeira, através do GAJ – Gabinete da Juventude de Albufeira está a organizar vários Workshops destinados a jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde mental nesta faixa etária da população.

“Investir na saúde mental e no bem-estar dos nossos jovens é um passo em frente em relação ao futuro da sociedade”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira que destaca “os enormes desafios que os jovens enfrentam no seu dia-a-dia”, nomeadamente as transformações hormonais e físicas por que passam nesta fase da vida, problemas de autoestima e de lidar com as emoções, as incertezas quanto ao futuro, a relação com os mais velhos e os seus pares e a perceção que têm deles próprios e do mundo que os rodeia. José Carlos Rolo frisa que é muito importante que pais, professores e comunidade em geral estejam muito atentos a estas situações. 

O presente ciclo de Workshops começou em março e prolonga-se até ao próximo mês de novembro. A iniciativa, que se realiza em parceria com o Espaço Jasmim – Psicologia e Desenvolvimento, tem lugar nas instalações da empresa, localizadas no edifício Vila Magna, sempre entre as 10h00 e as 12h30, à exceção do dia 31 de maio, em que a atividade inclui almoço. 

O próximo Workshop intitulado “CTRL+ALT+DEL: Desconectar para Conectar” vai ter lugar no próximo dia 10 de maio. O tema que incide sobre o bem-estar e os hábitos digitais dos jovens visa sensibilizá-los para os impactos emocionais, psicológicos e sociais provocados pelo uso da tecnologia.

No dia 31 de maio, o Workshop assume um formato mais descontraído: “Piquenique no Parque: À Conversa com os Outros” (2.ª edição). O objetivo passa por criar um espaço de partilha e relação para a promoção do bem-estar, da saúde física, emocional e psicológica dos participantes. O evento realiza-se no Parque do Montechoro e inclui almoço.

Em junho, no dia 14, a “Orientação Escolar e Profissional: Quem Sou Eu? Que Futuro?” é o tema em destaque. Trata-se de uma sessão dedicada à orientação vocacional complementada por atividades lúdicas e dinâmicas de exploração e autoconhecimento.

“Saúde Mental: Depressão – Entre Humores e (Des) Humores é o tema que se segue, no dia 10 de outubro. Com a realização deste Workshop pretende-se desmistificar estigmas associados à saúde mental e dotar os jovens e adolescentes de ferramentas que lhes permitam compreender, reconhecer e lidar com sintomas depressivos.

O Workshop que fecha o ciclo “Ansiedade: Borboletas na Barriga” está agendado para dia 8 de novembro. O objetivo deste último encontro consiste em sensibilizar os participantes sobre o funcionamento psicológico da ansiedade, a sua manifestação a nível cognitivo, emocional e comportamental, complementado pela aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas para lidar com o problema.  

O vice-presidente do Município com o pelouro da Juventude, frisa que “os jovens são uma das prioridades da autarquia e esclarece, “temos o Gabinete da Juventude que organiza atividades para e com os jovens, ajuda-os a desenvolver valores e competências, promove o associativismo, organiza programas de férias, de voluntariado, Workshops em diferentes áreas, concursos de talentos e todos os anos reconhece os melhores na Gala da Juventude e do Desporto, porque acreditamos que os jovens são o futuro do país”. Cristiano Cabrita reforça a importância da organização destes eventos tendo em consideração um estudo da Fundação José Neves, com Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, que refere que 1 em cada 7 jovens entre os 10 e os 19 anos sofre de perturbações mentais, que o suicídio é a quarta principal causa de morte na adolescência, que as perturbações alimentares e emocionais são as mais prevalentes nesta fase da vida e que 50 por cento das perturbações dos adultos surgem na adolescência, o que implica que “é preciso estar muito atento aos sinais e arranjar estratégias e recursos para ajudar os nossos jovens”, conclui.

As inscrições devem ser efetuadas presencialmente no GAJ. Para mais informações contacte através do seguinte endereço gaj@cm-albufeira.pt| tel.: 289 599 637.