«A Morte Não é Nada» é o primeiro romance de Cláudia Sofia de Sousa que cresceu e vive atualmente no Algarve. Com a chancela da Oficina da Escrita, o livro será lançado no dia 29 de março, pelas 16h, na Biblioteca Municipal de Olhão, contando com a apresentação de José Mendes Bota, político e escritor algarvio, e momentos de leitura a cargo do locutor e diseur olhanense João Pereira. “Este livro é uma ficção que parte de um acontecimento real, a morte prematura do pai da minha filha há 10 anos. Sendo um romance, o leitor encontra personagens que na vida real nunca existiram e momentos imaginados. Mais do que uma carta de luto ou de uma declaração de amor póstuma, gostava que, de alguma forma, estas páginas fossem um ponto de conforto para todos aqueles que perderam alguém cedo demais”, explica Cláudia Sofia de Sousa.
Combinando ingredientes como amor, traição, nascimento, doença, morte, abandono, reencontro, redenção e esperança, «A Morte Não é Nada» tem igualmente um cariz solidário, já que parte das receitas revertem a favor da Associação Oncológica do Algarve. O livro encontra-se em pré-venda em https://oficinadaescrita.com/produto/a-morte-nao-e-nada/ e estará disponível em breve nas livrarias nacionais.
Cláudia Sofia Sousa é alfacinha de berço e algarvia de gema. Nasceu em Lisboa, em 1979, mas cresceu e vive atualmente no Algarve, onde tem as suas raízes. Licenciada em Comunicação Social – Jornalismo, dedicou-se ao mundo empresarial e à assessoria de comunicação. É também autarca no concelho de Olhão desde 2017.
Escreve porque gosta, tendo lançado em 2009 o blogue claudiasofiasousa.blogspot.pt que viria a originar o seu primeiro livro («SobreViver», 2016). Participou, em 2017, no III Encontro Internacional Poesia a Sul, tendo integrado a coletânea n.º 2 dos cadernos de poesia com o mesmo nome. Com o conto inédito «Pelo amor de Deus» foi finalista dos «Novos talentos Fnac – Escrita», em 2019. Em 2020, integrou a coletânea «Duetos Dordianos – Alma a Duas Mãos». Desde 2023 que participa no coletivo de divulgação literária «Espúria».