Turismo

Aljezur avança na certificação de destino turístico sustentável 

Foto: Jorge Gomes®©

O Município de Aljezur está a executar o projeto «Aljezur Mais Sustentável», desenvolvido no âmbito da candidatura à linha de apoio Regenerar Territórios – Incêndios 2023 do Turismo de Portugal. O projeto, que recebeu um financiamento de aproximadamente 160 mil euros, tem como principal objetivo consolidar Aljezur como destino turístico sustentável e responsável e a cerimónia de apresentação decorreu na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves, do Vereador com Pelouro do Turismo, António Carvalho, do Presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, e da equipa da Biosphere Sustainable, responsável pela certificação. 

A certificação oficial como destino turístico sustentável permitirá reforçar a aposta do concelho no segmento do turismo de natureza, consolidando a sua posição como referência no setor. Para apoiar esta iniciativa, será desenvolvido um Plano de Marketing e Comunicação, que definirá estratégias e ferramentas para promover Aljezur a nível nacional e internacional. No âmbito desta candidatura, o Município de Aljezur marcará, em breve, presença em diversas feiras de turismo em Portugal e Espanha. 

Estas ações garantirão a promoção do território, a captação de novos visitantes e oportunidades de negócios para os operadores locais. Todas as participações serão integradas na representação da Região de Turismo do Algarve, beneficiando da notoriedade da marca «Algarve», e incluem, para além da presença na BTL, a FLY – Feira de Viagens do Porto (22 e 23 de março), a B Travel – Barcelona, Espanha (28 a 30 de março) e a Expovacaciones – Bilbao, Espanha (9 a 11 de maio). Com estas ações, Aljezur reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a promoção de um turismo equilibrado, contribuindo para a valorização do património natural e económico do concelho.